História em Quadrinhos: Artista Patoense ministra oficina na IFPB de Sousa (PB)
Entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2012, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) de São Gonçalo, pertencente ao Campus Sousa (PB) foi realizada a “I Jornada de Educação, Ciência e Inovação Tecnológica” que ofereceu um momento artístico voltado à criação, produção e apresentação dos trabalhos apresentados pelas oficinas de artes, como foi o caso da oficina de História em Quadrinhos, ministrada pelo artista visual e jornalista patoense Júnior Vieira, conhecido como Jr. Misaki.
Segundo o artista Jr. Misaki, durante a produção do mini-curso, que aconteceu no dia 13, os alunos puderam conhecer como funciona a linguagem dos quadrinhos. “Esta oficina propiciou aos discentes a terem um contato com a arte sequencial, conhecendo desde a sua historicidade até algumas técnicas para produzirem as suas próprias histórias, despertando o seu processo criativo junto aos traços de produções já consagradas a nível nacional, como os gibis dos mestres Mauricio de Sousa e Ziraldo”, explicou.
De acordo com o coordenador da programação de Artes do evento, o professor Adriano Caçula Mendes, a oficina foi importante para estimular aos alunos junto ao campo desta arte. “Antes de começarmos o “workshop” ouvimos de alguns alunos sobre as suas dificuldades de desenharem, mas, no final ficamos surpresos com o desenvolvimento das habilidades deles, que mostraram uma consciência crítica nas suas produções, através da mensagem expressada por esta arte”, enfatizou.
A oficina de “Introdução e Produção as Histórias em Quadrinhos” teve a participação de cerca de 20 alunos, que conheceram técnicas primárias para a construção dos elementos da arte sequencial, que também vivenciaram experiências com de “Storyboard” e produção de “Charges e Cartuns”.
O encerramento do evento foi marcado com uma exposição de tirinhas e charges que abordaram discussões sociais, produzidas pelos próprios alunos, além das apresentações das oficinas de “Produção de instrumentos musicais com materiais reciclados” (pelo instrutor Marcos Melo) e “Dança de Jazz e Street Jazz” (pelo instrutor Gregório Kelviny).
Da Assessoria
Postada por Higo de Figueirêdo