Hoje: Brasil tenta manter escrita diante do Chile
São Paulo (AF) - Brasil e Chile reeditam hoje, em Johannesburgo, um confronto pelas oitavas de final de Copa do Mundo que protagonizaram em 1998, no Mundial da França. Novamente, os brasileiros são favoritos, mas os chilenos esperam reescrever o histórico negativo em duelos contra a equipe pentacampeã mundial.
Em 1998, em Paris, o Brasil não tomou conhecimento do Chile nas oitavas e goleou o rival por 4 a 1, com dois gols do volante Cesar Sampaio e outros dois do atacante Ronaldo. O gol de honra do Chile foi feito pelo atacante Marcelo Salas. Naquela Copa, o Brasil chegou à final, mas perdeu para a França por 3 a 0 na decisão.
Outro encontro das duas equipes em Mundiais tem sabor ainda mais amargo para aos chilenos. Em 1962, o Chile sediou o Mundial e sonhava chegar à final da competição. Se não fosse pelo Brasil, talvez os anfitriões tivessem atingido o objetivo. Nas semifinais, em pleno estádio Nacional de Santiago, o Brasil goleou os donos da casa por 4 a 2, com gols de Garrincha e Vavá. Na final, passou pela Tchecoslováquia por 3 a 1 e chegou ao bicampeonato.