NO AR
Esportes

International Board anuncia que Carioca de 2011 terá juízes de linha de fundo

29/07/2010 às 01:07

A International Board, órgão que controla as regras do futebol mundial, aprovou nesta quarta-feira novos testes para o uso de dois árbitros adicionais em partidas oficiais. Um dos campeonatos que será usado para testar essa medida é o Campeonato Carioca de 2011.

Além do torneio do Rio, as duas próximas edições da Liga dos Campeões, o principal campeonato de clubes do planeta, também usará o recurso. Um dos itens mais pedidos durante a Copa do Mundo da África do Sul, a adoção de recursos tecnológicos para auxílio da arbitragem, no entanto, não foi discutido. O tema foi incluído no próximo encontro do órgão.

A decisão foi anunciada após reunião do sub-comitê técnico da International Board, órgão independente da Fifa, mas que conta com a participação da entidade. Os dois juízes de linha de fundo já tinham sido testados na Liga Europa da temporada passada. O resultado foi analisado durante a última reunião do órgão, em maio, mas a decisão tomada previa que os testes seguiriam até 2012.

O anúncio desta quarta-feira define apenas quais são as competições autorizadas a prosseguir com os testes. No Brasil, além do Carioca de 2011, o Campeonato Baiano feminino de 2010 também entrou na lista. Segundo a Fifa, as federações de Bahia, São Paulo e Pernambuco também participarão dos testes, mas não definiram ainda qual competição será usada para isso.

A entidade que fará os testes mais importantes dos árbitros de linha de fundo, no entanto, será a Uefa. O órgão europeu vai realizar a Liga dos Campeões desta temporada e da próxima com os dois juízes adicionais. A Copa Europa, pioneira no assunto, também seguirá com cinco juízes (árbitro principal, dois bandeirinhas e dois juízes de linha de fundo) em campo.

A decisão final sobre a adoção dos juízes será tomada apenas na reunião de 2012 da International Board, marcada para 2012.

 

Do UOL Esporte

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.