Dixon vence após Castroneves ter vitória retirada por direção da prova
O mundo do automobilismo ganhou mais uma controvérsia na noite deste domingo. Na etapa de Edmonton da Formula Indy, o brasileiro Helio Castroneves chegou a vencer a prova, mas teve a vitória retirada e concedida ao segundo colocado, Scott Dixon, em decisão considerada controversa e prejudicial ao brasileiro.
Castroneves cruzou efetivamente a linha de chegada em primeiro lugar, mas a direção da prova entendeu que, em determinado momento, Helinho atrapalhou o companheiro de equipe Will Power, impedindo sua passagem. O brasileiro foi punido ainda na última volta e perdeu dez posições no grid.
Power largou na pole-position e teve uma prova tranquila, sempre seguido por Castroneves, mas chegou a abrir uma vantagem razoável para o piloto brasileiro. Ryan Briscoe chegou a ser o terceiro colocado em dado momento, completando o trio da Penske nas primeiras posições por algumas voltas.
Após a última pausa nos boxes, Helinho conseguiu enfim encostar em Power, acelerando até ultrapassar o companheiro de Penske, que tentou revidar logo em seguida, mas teria sido bloqueado pelo piloto que havia acabado de se tornar o lider da prova.
Com aparentes problemas nos pneus colocados na última parada, Power ainda acabou perdendo a segunda colocação para Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, sendo seguido por Dario Franchitti, Ryan Briscoe e Ryan Hunter-Reay.
Mário Moraes andou bem em Edmonton e foi o sétimo colocado, e Tony Kanaan conseguiu uma ótima corrida de recuperação da penúltima colocação e chegou em 12º lugar. Raphael Matos foi o 13º, Vitor Meira o 16º, e Mário Romancini não completou a prova.
GE.net