Barradão terá a final mais importante de sua história
Inaugurado em 1986 e reinaugurado cinco anos depois, o Estádio Manoel Barradas já foi palco de grandes decisões - muitas delas favoráveis ao Vitória. Porém, nenhuma partida superará o confronto contra o Santos, nesta quarta-feira, pela final da Copa do Brasil, como o evento mais importante da história do santuário rubro-negro.
O Vitória já conquistou 17 títulos após a construção do Barradão, mas nenhum deles em competições nacionais. O Leão bateu na trave em 1999, quando foi eliminado nas semifinais do Campeonato Brasileiro pelo Atlético Mineiro, e em 2004, quando também na fase semifinal, desta vez da Copa do Brasil, foi batido pelo Flamengo.
Em competições nacionais, o Vitória já decidiu dois títulos, mas ambos na Fonte Nova. Em 1992, disputou a final da Série B contra o Paraná Clube, mas foi derrotado por 1 a 0, gol de Saulo. No ano seguinte, o título brasileiro escapou pelas mãos após ser derrotado pelo Palmeiras, grande time da época, com um gol de Edilson.
Mesmo recebendo a maior partida de sua história, o Barradão não terá seu recorde de público quebrado. Em 7 de maio de 2000, 43.424 pagantes assitiram ao Vitória vencer o primeiro turno do Campeonato Baiano, em partida contra o Juazeiro. Atualmente, a capacidade total do estádio é de 35 mil espectadores.
futnet