NO AR
Esportes

STJD denuncia nove após clássico entre Botafogo e Fluminense

06/08/2010 às 01:08

O empate entre Fluminense e Botafogo por 1 a 1, registrado no clássico do último dia 25, entrou na mira do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Nesta quinta-feira, a entidade denunciou nove pessoas - entre jogadores, técnicos e árbitros - por conta dos distúrbios observadores durante o confronto.

Foram denunciados os botafoguenses Somália, Marcelo Cordeiro, Danny Moraes e o técnico Joel Santana; os tricolores, Thiaguinho, Emerson, Leandro Euzébio e Mariano; e o árbitro Rodrigo Nunes Sá. O julgamento está marcado para a próxima terça-feira, 10 de agosto, às 18 horas (de Brasília).

Somália foi expulso após o segundo cartão amarelo recebido por calçar um adversário no final da partida. Analisando as imagens, a promotoria do STJD ainda identificou agressões verbais trocadas com o atacante Emerson, além de ter dado um tapa no braço direito do técnico Muricy Ramalho.

Por isso, o volante responderá com base nos artigos 254 (praticar jogada violenta), 258 (Assumir atitude contrário à disciplina) e 254-A (agressão física) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Somadas, as penas podem chegar ao máximo de 24 partidas de suspensão.

Outro botafoguense expulso por o zagueiro Danny Morais, que tocou acintosamente com a mão uma bola para parar contra-ataque do Fluminense. Responderá pelo artigo 258 do CBJD, com pena de até seis partidas. Joel Santana não foi citado na súmula pelo árbitro, mas também se sentará no banco dos réus, acusado de reclamar acintosamente, chegando a insinuar que seu time estava sendo roubado.

Já o lateral Marcelo Cordeiro entrou na mira do STJD por ter discutido com Mariano e Leandro Euzébio. Em determinado momento, chegou a se jogar no chão, simulando agressão após ter sido tocado no pescoço. Também responderá com base no artigo 258 do CBJD.

O lateral direito Mariano foi enquadrado no artigo 250, por ato hostil - com pena máxima de três jogos de suspensão - justamente por ter tocado Marcelo Cordeiro no pescoço. Já Leandro Euzébio responderá com base no artigo 243-F, por ofender moralmente o botafoguense durante a discussão. A pena é de multa de até R$ 100 e até seis jogos de gancho.

Thiaguinho, volante do Fluminense, foi expulso no segundo tempo porque empurrou Marcelo Cordeiro após marcação de uma falta. Poderá ficar até 12 jogos afastado caso pegue pena máxima com base no artigo 254-A do CBJD, por agressão física.

Por fim, o árbitro Rodrigo Nunes Sá Correia também será julgado por omissão diante de todas as irregularidades - a maior parte delas sequer foi citada na súmula. Responderá pelos artigos 260 (omitir-se no dever de prevenir ou de coibir violência) e 266 (deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida. Sua pena pode ser de suspensão de até 360 dias.

 

GE.ent

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.