Inter já tem quatro concorrentes definidos no Mundial
A participação do Internacional na Copa Libertadores da América ainda não acabou, mas, depois de despachar o São Paulo, o Colorado já pode pensar também nos adversários que encontrará no Mundial de Clubes da Fifa. Classificado antecipadamente para o torneio em Abu Dabi, o time gaúcho se junta agora a outras quatro equipes com vaga garantida na competição.
Os comandados por Celso Roth têm posto assegurado porque o outro finalista da Libertadores é o Chivas, filiado à Concacaf e convidado no torneio sul-americano. Portanto, o Inter vai ao Mundial mesmo se perder, pois é o melhor time da Conmebol na competição.
O clube que pode ser considerado grande rival dos brasileiros na disputa em Abu Dhabi é a Internazionale, que conquistou a Copa dos Campeões da Europa depois de vencer o Bayern de Munique. No entanto, a força da equipe italiana pode estar abalada depois da saída do técnico José Mourinho, que preferiu se transferir para o Real Madrid. Por outro lado, Júlio César, Maicon e Lúcio seguem formando o elogiado setor defensivo da equipe (o lateral direito ainda pode sair).
Mesmo sem a possibilidade de o Chivas avançar, a Concacaf enviará outro mexicano para o Mundial. A Confederação que compreende as Américas do Norte e Central será representada pelo Pachuca, que venceu o compatriota Cruz Azul para se classificar.
De resto, o Inter não deve encontrar dificuldades. Da fraca Oceania, o oponente será o Hekari United FC, de Papua Nova Guiné. Por ser o país anfitrião, os Emirados Árabes Unidos também têm um clube local na competição, o Al Wahda.
As duas Confederações que ainda não definiram as equipes para o Mundial são da África e da Ásia. Em 13 de novembro, o continente asiático conhecerá seu melhor time do ano. Um dia depois, será a vez de os africanos definirem o último participante do Mundial.
Pelo segundo ano consecutivo realizado em Abu Dabi, o torneio será disputado entre os dias 8 e 18 de dezembro.