Quebra Molas Irregulares Estão Sendo Substituídos em Patos
A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Patos - STtrans, começou a substituir os quebra molas irregulares existentes em quase todas as ruas asfaltadas da cidade. Os quebra molas, também chamados de redutores de velocidade, já haviam sido questionados pelo informativo Trânsito Livre da Associação dos Agentes de Trânsito - ALTRANS por estarem fora dos padrões mínimos exigidos pelo CONTRAN.
Condutores de veículos automotores estavam demonstrando sua insatisfação com os redutores de velocidade danificando-os em algumas partes. Em muitos casos os espaços, também chamados de “brechas”, estavam causando acidentes devido a motociclistas optarem por passar nos locais danificados para evitar passar sobre esses quebra molas. Essas manobras arriscadas em locais de maior fluxo para se livrar da passagem já havia causado acidentes em vários locais.
Um desses acidentes ocorreu no mês de novembro de 2007 quando um veículo Gol colidiu frontalmente com uma motocicleta Honda Twister. Na ocasião o casal que estava na moto perdeu a vida. A causa da colisão, segundo relatos de pessoas que presenciaram, foi devido a um dos condutores optarem por passar nas brechas do redutor de velocidade próximo ao pontilhão do Bairro Mutirão. Com essa atitude houve invasão da contramão e colisão frontal dos veículos.
“Essa atitude da STtrans custará mais dinheiro aos cofres públicos, mas trará maior segurança ao trânsito da nossa cidade. Se desde o início os quebra molas obedecessem a legislação, quem sabe, tudo isso poderia ter sido evitado”. Disse Antonio Coelho, presidente da ALTRANS.
Jozivan Antero-patosonline.com