Palmeiras e Vitória estreiam de olho na Libertadores
Desprezada pelos times brasileiros em edições anteriores, a Copa Sul-americana começa para Vitória e Palmeiras às 21h50 desta quarta-feira, no Barradão. Na medida em que oferece uma vaga na Libertadores ao campeão, o torneio mudou de status e passou a ser cobiçado.
Campeão continental sob o comando de Luiz Felipe Scolari em 1999, o Palmeiras trouxe o técnico gaúcho de volta e sonha disputar a Libertadores em 2011. Assim como os baianos, derrotados recentemente pelo Santos na decisão da Copa do Brasil.
Ainda em recuperação de lesão, o goleiro Marcos e o meia Lincoln estão vetados. Assim como atacante Kléber, que foi expulso com a camisa do Cruzeiro pela Copa Libertadores e precisa cumprir suspensão automática na Sul-americana, também organizada pela Conmebol.
O técnico Luiz Felipe Scolari chegou a testar o 3-5-2 e o 4-3-3 no treino de terça-feira, mas a tendência é que o 4-4-2 seja mantido diante do Vitória. Contratado junto ao Avaí, Rivaldo deve ser escalado no meio-campo ao lado de Pierre, Edinho e Márcio Araújo. No ataque, a provável formação é Ewerthon e Tadeu.
Toninho Cecílio, ex-zagueiro e diretor de futebol do Palmeiras, foi anunciado pelo Vitória como novo treinador na última segunda-feira. Com o novo comandante, o experiente atacante Ewerthon prevê um adversário motivado, apesar da recente perda do título da Copa do Brasil.
Vindo de uma sequência de quatro empates e uma derrota no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras ainda não ganhou sequer um jogo como visitante no torneio nacional (quatro empates e duas derrotas). O último triunfo fora de casa do Verdão foi na Copa do Brasil, no dia 17 de março, quando bateu o Paysandu por 2 a 1, no Mangueirão.
O Vitória, por sua vez, ganhou 11 de seus 14 pontos no Campeonato Brasileiro dentro de casa. Na Copa do Brasil, o time baiano venceu todos os seis jogos que disputou no Barradão com um retrospecto significativo de 21 gols marcados (média de 3,5 por jogo) e apenas um sofrido, diante do poderoso Santos.
O goleiro Viáfara, com uma luxação no dedo da mão direita, está no departamento médico. Por outro lado, o médico Ivan Carilo liberou o atacante Júnior e o meia Thiago Humberto para os treinos. O primeiro sentia uma dor na parte posterior da coxa esquerda e o segundo, no joelho.
Em seu primeiro treino na Toca do Leão, Toninho Cecílio acenou com mudanças no time. Na movimentação desta terça-feira, o meia Bida perdeu sua vaga para Renato e o atacante Júnior, cotado para começar entre os titulares, viu o ataque formado por Elkeson e Schwenck. O ex-palmeirense Eduardo deve estrear como lateral direito.
"O primeiro pensamento é o Palmeiras. Eu não sou treinador de historinha e vocês verão isso. Vou manter a base do Ricardo Silva, que é uma das mais bem montadas do Brasil, mas o time já tem que ter meu dedo de algum jeito. Já estou recebendo, não tenho tempo a perder", afirmou Toninho, que tenta quebrar um jejum de quatro jogos sem triunfos do Vitória no Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA X PALMEIRAS
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 11 de agosto de 2010, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden
Assistentes: Altemir Hausmann e Carlos Berkenbrock
VITÓRIA: Lee; Eduardo, Wallace, Anderson Martins e Egídio; Vanderson, Ricardo Conceição, Renato e Ramon; Elkeson e Schwenck.
Técnico: Toninho Cecílio
PALMEIRAS: Deola; Vítor, Danilo, Maurício Ramos e Armero; Pierre, Edinho, Márcio Araújo e Rivaldo; Ewerthon e Tadeu
Técnico: Luiz Felipe Scolari