NO AR
Gerais

Padre diverge sobre utilização do “Terreiro do Forró” como espaço para festa

12/08/2010 às 23:08

A Festa de Nossa Senhora da Guia, mais antiga manifestação sócio religiosa da cidade de Patos, estará sendo realizada no próximo mês de setembro.

O vereador Sales Júnior (PR), apresentou, na sessão da última terça-feira (10), propositura estabelecendo a discussão sobre a transferência dos brinquedos para a área do Terreiro do Forró.

O evento que tem crescido a cada ano em número de pessoas não comporta mais, segundo o Edil, na sua área festiva a instalação destes parques limitando o espaço para veículos que circulam no centro da cidade onde a festa sempre foi realizada.

Na edição desta quinta-feira (12), o Setor de Jornalismo da Rádio Espinharas  ouviu a opinião do Padre José Ronaldo, Pároco da Catedral de Nossa Senhora da Guia sobre o assunto:

“A Festa de Nossa Senhora da Guia é centenária. Este ano são 222 anos de fé. A nossa imensa alegria é ter hoje um espaço central privilegiado definido no largo Dom Gerardo, localizado ao lado da Catedral onde a festa já acontece a três anos”. Lembrou.

Sobre a mudança “É claro que não somos favoráveis como Igreja a transferência da parte social do evento para outro lugar, até mesmo na área do “Terreiro do Forró”. Vale lembrar que em grandes centros urbanos as festas tradicionais são realizadas junto do templo e no meio da comunidade”.

Ainda sobre a idéia de mudança concluiu “Não vejo nenhum sentido em transferir se podemos nos organizar da melhor maneira possível para recebermos aqui no centro da cidade, como vem acontecendo todos os anos, a Festa de Nossa Senhora da Guia no seu todo”.

O pároco aproveitou a oportunidade para lembrar que na edição deste ano o projeto é fazer com que a parte social aconteça no largo da Catedral com as barracas da Igreja, atrações, instalação de  telão e pavilhão.

Já com relação aos parques, montados na Rua Floriano Peixoto até as imediações da Escola Rio Branco.

As barracas de comidas e bebidas além de artesanatos estarão sendo montadas nas Ruas Bossué Wanderley e Rio Branco.

Na Rua Epitácio Pessoa, não serão permitidas montagens de barracas para que o trânsito flua de modo livre e não prejudique o comércio central.

Inserida no calendário de eventos, a Festa de Setembro ou de Nossa Senhora da Guia, a mais antiga manifestação religiosa de Patos, estará completando 222 anos de existência. Este ano acontecerá no período de 14 a 24 de setembro.

Da Redação: Marcelino Neto

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.