Acessibilidade para portadores de deficiência é pauta de reunião no município
A acessibilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida foi a pauta da reunião promovida pelos conselhos municipal e estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na tarde desta quinta-feira (19), nas dependências da Associação Comercial de Patos. O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Hellosman de Oliveira (foto), que presidiu a reunião, relatou para os presentes, experiências a respeito de como se deve buscar leis que tratam da questão, e projetos para que os gestores possam executar obras de acordo com normas vigentes.
“Nós do conselho estadual temos um enorme prazer em ajudar a fortalecer os municípios para que os direitos básicos de cidadania sejam garantidos para o portador de deficiência. Acabou aquele tempo de exclusão, hoje o deficiente quer inclusão social para melhorar sua qualidade de vida. Se faz necessário por exemplo, que as universidades, a Secretaria de Esporte do município e a Regional de Ensino do estado, capacitem profissionais capazes de fazer com que os portadores de alguma deficiência tenham direito de participar socialmente através do esporte”, afirmou Hellosman de Oliveira.
Para o secretário de Articulação Social do município, Taunaí Dantas, “Patos é uma das cidades que mais cresce dentro do estado, e o nosso amigo Hellosman acredita que é possível sair daqui uma representação estadual, ou seja, nós da sociedade civil e do governo podemos eleger a próxima diretoria Conselho Estadual incluindo membros da cidade de Patos. Isso mostra a grande responsabilidade que temos de lutar por políticas públicas e reformular as leis que venham transformar essa realidade atual”, relatou.
Já o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Judivan Pereira, disse que a partir de agora o próximo passo é tentar tornar vigente o regimento interno do conselho que ainda falta ser votado pelo colegiado. “Com isso iremos ter mais respaldo no sentido de cobrarmos algumas políticas públicas junto ao município, com o governo e sociedade, concluiu.
Ao final da reunião ficou definido que a Prefeitura Municipal de Patos, juntamente com demais órgãos envolvidos nessa luta, vão elaborar um plano de trabalho visando corrigir erros encontrados na cidade quanto á acessibilidade dos portadores de deficiência.
Hélio Barbosa - PMP