Brasileirão: Botafogo, Ceará e Prudente vencem na abertura da 15.ª rodada
Foram três jogos emocionantes, neste sábado à noite, na abertura da 15.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo, no aperto, venceu o valente Avaí, por 1 a 0, no Engenhão, enquanto o Goiás, jogando mal, perdeu para o Grêmio Prudente, por 2 a 1, e ambos continuam ameaçados de queda. No Castelão, o remodelado Ceará venceu o Grêmio, por 2 a 1. Sete jogos completam a rodada neste domingo, o principal deles é o clássico carioca entre Vasco da Gama e o líder Fluminense, com previsão para 70 mil torcedores no Maracanã.
Prudente soma pontos
Injustiçado pelo STJD, onde perdeu três pontos, quinta-feira, em segunda e última instância, o Grêmio Prudente foi até Goiânia e venceu o Goiás, por 2 a 1, dentro do Estádio Serra Dourada. Quase sofreu o gol de empate, de pênalti, aos 44 minutos do segundo tempo. Romerito chutou, mas o goleiro Giovane defendeu em dois tempos.
Os gols saíram no segundo tempo, com Wanderley abrindo o placar para os paulistas e Everton Santos empatando. Depois o zagueiro Anderson Luis deixou o Prudente na frente.
A vitória deixou o Prudente, agora com o técnico Antônio Carlos, com 15 pontos, em 16.º lugar, por enquanto fora da zona do rebaixamento. O Goiás, muito criticado por sua torcida e com o técnico Emerson Leão correndo risco de perder o emprego, continua com 13 pontos, na vice-lanterna, curiosamente apenas na frente do rival Atlético-GO, com nove pontos. O Goiás não vence há oito jogos.
“Eu sou o responsável por esta derrota”, assumiu, ainda no gramado, Romerito, que desperdiçou o pênalti que poderia determinar o empate. Muitas vaias da torcida no final do jogo, com pedidos de “mais jogador” e “fora Leão”.
Fogão vivo, Vovô recuperado
O Botafogo continua subindo na tabela de classificação. Ao vencer o Avaí, por 1 a 0, com gol do zagueiro Fábio Ferreira, de cabeça, o Fogão já é terceiro colocado, com 24 pontos, somente atrás de Fluminense e Corinthians. Apesar da derrota, o time catarinense soma 22 pontos, em terceiro lugar. Mais de 35 mil pessoas foram ao Engenhão.
No Castelão, o remodelado Ceará, inclusive com o técnico Mário Sérgio, correu muito e venceu o Grêmio, por 2 a 1. E saiu na frente com William Magrão, logo aos 40 segundos do primeiro tempo. Foi o gol mais rápido do Brasleirão e contra, numa bela cabeçada (a intenção era cortar a bola).O time gaúcho, porém, empatou com Anderson, contra. No final do segundo tempo, Geraldo fez o gol da vitória.
O Ceará, eequilibrado, chega aos 24 pontos, em quarto lugar, enquanto o tricolor gaúcho, com 15 pontos, se mantém fora da zona de rebaixamento, mas na perigosa 16ª posição.
Confira os jogos e resultados da 15.ª rodada:
Sábado
Goiás 1 x 2 Grêmio Prudente
Botafogo 1 x 0 Avaí
Ceará 2 x 1 Grêmio
Domingo
16 horas
Guarani x Palmeiras
Santos x Atlético-MG
Internacional x Atlético-GO
Atlético-PR x Flamengo
18h30
Corinthians x São Paulo
Vasco da Gama x Fluminense
Cruzeiro x Vitória
Agência Futebol Interior