Reciclagem de materiais orgânicos faz parte de ação de escola na cidade de Patos
A escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Monsenhor Manuel Vieira, está realizando importante ação denominada “Reciclar é Educar”.
O Projeto, idealizado por alunos, objetiva realizar a reciclagem de materiais orgânicos no espaço escolar, envolvendo toda a comunidade estudantil despertando a responsabilidade quanto a sustentabilidade ambiental.
A atividade, que também promove a conscientização, teve como ponto alto uma palestra com a professora da UFCG, Campus VII Patos, Joedla Rodrigues de Lima que aceitou convite do grupo idealizador do projeto para tratar a temática da reciclagem do lixo, seus problemas ambientais e o conseqüente impacto.
“O Projeto surgiu a partir da necessidade de uma coleta seletiva para a Escola. A respeito deste assunto a maioria dos alunos ainda é desatualizada sobre a questão. Nós procuramos trazer esta realidade para dentro do nosso espaço educacional” lembrou a coordenadora do Projeto “Reciclar é Educar”, a aluna Brenda Rocha Nunes.
O Projeto segue várias etapas sendo que a primeira se definiu em uma palestra para os alunos, acontecida na sexta-feira (20), em seguida acontecerá oficina de reciclagem para a coleta seletiva do lixo no espaço escolar e a terceira com a confecção e implantação de lixeiras.
Para a professora Joedla Rodrigues de Lima, que ministrou a palestra, a atividade é importante em virtude de que as mudanças que são esperadas na sociedade precisam ser semeadas e compreendidas pelos jovens e adolescentes, principalmente no ceio da escola, espaço de criatividade e ação.
“É muito positivo um grupo como este estar envolvido em um assunto tão atual e tão urgente definido nos problemas gerados pelo lixo urbano e industrial. Deste modo compartilhamos com eles a nossa experiência sobre os problemas ambientais” enfatizou.
Atendendo convite, a Rádio Espinharas esteve presente a escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Monsenhor Manuel Vieira por motivo da abertura do Projeto “Reciclar é Educar”.
Da Redação: Marcelino Neto
...