Número de transplantes na Paraíba aumenta e Núcleo de Captação de Córneas em Patos busca mais doações
A partir da informação de que o número de transplantes na Paraíba aumentou em 24,4%, no primeiro semestre deste ano, em relação ao ano passado, a reportagem do Espinharas Notícias procurou o Núcleo de Captação de Córneas, que funciona no Hospital Regional Janduhy Carneiro para a obtenção de maiores informações com relação a doações na cidade de Patos.
Na oportunidade ouviu um dos responsáveis pelo setor, o assistente social Rômulo de Lacerda Fernandes, que explicou o trabalho que vem sendo desenvolvido, levando em consideração que a doação de órgãos é um procedimento médico que necessita do consentimento do doador.
Rômulo explicou ainda que existem dois tipos de doadores: o vivo que se define em qualquer pessoa saudável que concorde com a doação, podendo doar um dos rins, parte do fígado, medula óssea e pulmão.
Doador cadáver: que são aqueles pacientes em UTI com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC.
Com relação à cidade de Patos a Central Regional de Transplantes registrou um substancial aumento na doação de córneas de abril de 2009 à abril de 2010, fato que pode estar associado ao trabalho de divulgação que vem sendo empreendido para melhorar os serviços prestados.
As principais dificuldades, no entanto, estão relacionadas ainda sobre o desconhecimento quanto à importância que tem o doador de órgãos.
“Hoje lidamos com o processo de conscientização e sensibilização da população para que possa existir o envolvimento na doação de órgãos. É muito fácil ser doador, basta manifestar o desejo em vida” lembrou o Assistente Social.
Em números gerais não foi repassado o quantitativo de doações, mas foi confirmado que houve um aumento. “Agente aproveita e faz o chamamento à população para que tenha um maior conhecimento quanto ao processo. Doar é salvar vidas, assuma a condição e o desejo de doar junto a sua família” concluiu Rômulo Fernandes.
Da Redação: Marcelino Neto