Série B: Duelo pelo topo da tabela e briga na parte inferior complementam a 17ª rodada
A 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B chega ao seu final neste sábado, com mais seis partidas. Na mais interessante delas, Figueirense e Coritiba fazem um duelo que vale a liderança da competição, às 15h50, no Estádio Orlando Scarpelli. Ambos já lideraram o certame e agora fazem o tira-teima.
O Figueira tem 31 pontos, contra 30 do Coritiba, que perdeu a liderança na rodada passada e não vence há duas partidas. Já a equipe alvinegra tem motivos de sobra para acreditar na vitória, principalmente devido a seu ataque avassalador: 37 gols marcados. Nenhuma equipe de qualquer divisão nas competições nacionais marcou tantos gols. Quem vencer, fica com o topo da tabela à sua disposição.
Confronto direto pelo G4
Fora do G4 mas rondando a zona de acesso, a Portuguesa busca uma vitória diante do Bahia, também às 15h50, no Canindé. Para tal, o time não contará com os gols do artilheiro Dodô, que sentiu lesão muscular e volta a desfalcar a Lusa. A equipe soma 27 pontos e ficou de fora do pelotão de elite por um ponto na última rodada.
O Bahia, porém, não vive situação diferente. A pontuação é a mesma da Portuguesa, embora o saldo de gols seja inferior: 10 a 6 em favor da rubro-verde. Mesmo assim, o Tricolor Baiano tem as mesmas pretensões e busca a primeira vitória fora de casa sob o comando do técnico Márcio Araújo.
No ABC...
Santo André e Sport duelam no ABC Paulista, em jogo que começa no mesmo horário dos outros dois. A partida acontece no Estádio Bruno José Daniel, onde o time andreense venceu apenas duas vezes. O Sport ainda não perdeu sob o comando do técnico Geninho, enquanto que o Ramalhão não vence há três jogos.
Apenas quatro pontos separam as duas equipes na tabela de classificação: o Santo André tem 16 pontos, enquanto que o Sport soma 20.
Para voltar a sonhar
Sonhar é a palavra de ordem no Guaratinguetá, que sempre rondou o G4 mas caiu de produção no período pós-Copa. Com a vitória de 2 a 1 sobre o ASA atuando fora, o time ficou a apenas três pontos do grupo na última rodada e agora quer deslanchar de vez na Série B.
Para tal, recebe o América-RN, às 16h10, no Estádio Dario Rodrigues Leite. A situação do adversário é oposta e o técnico Lula Pereira, que venceu apenas um jogo no comando, está com o cargo ameaçado. A Garça soma 25 pontos, enquanto que o Mecão tem apenas 12, na vice-lanterna do nacional.
Braga quer manter invencibilidade
Por incrível que pareça, um time que está rondando a zona de rebaixamento na realidade chega a esta rodada com moral. Trata-se do Bragantino, que ganhou vida nova na Série B e não perde há três partidas.
A boa sequência de resultados tirou o time da zona de rebaixamento. Agora, o Braga soma 18 pontos e busca melhorar a campanha quando visita o Vila Nova, também às 16h10, no Serra Dourada. O Vila é o lanterna, com oito pontos. A equipe tem novo técnico para a competição - Ademir Fonseca foi contratado nesta sexta, mas ainda não assume a equipe no sábado.
Fechando a rodada!
Paraná e ASA fazem o último duelo da 17ª rodada, a partir das 21 horas, no Estádio Durival de Britto. O momento do Paraná não é dos melhores: a equipe não vence há quatro partidas e vem despencando na tabela. A má sequência já deixa o time fora do grupo dos dez melhores, com 20 pontos ganhos.
O ASA está um pouco melhor, com 22 pontos, mas perdeu a chance de encostar no G4 ao perder por 2 a 1 e de virada, para o Guaratinguetá.
Confira os jogos da 17ª rodada:
Sábado
15h50
Santo André-SP x Sport-PE
Figueirense-SC x Coritiba-PR
Portuguesa-SP x Bahia-BA
16h10
Vila Nova-GO x Bragantino-SP
Guaratinguetá-SP x América-RN
21 horas
Paraná-PR x ASA-AL
Fonte:AFI