Série B: Figueirense dispara na liderança e Bahia volta ao G4
São Paulo, SP, 28 (AFI) – O Figueirense consolidou a sua liderança no Campeonato Brasileiro da Série B ao vencer o Coritiba, por 2 a 0, neste sábado à tarde, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 17.ª rodada. No choque dos dois melhores times da competição, os catarinenses chegaram aos 34 pontos, quatro na frente dos vice-líderes, que têm 30: Bahia, América-MG e Coritiba.
Em alta na competição, o Figueirense completou quatro jogos sem derrotas, enquanto o Coritiba vive uma situação inversa, porque acumulou a sua terceira derrota consecutiva. Antes tinha caído diante do Ipatinga, por 5 a 1, e depois diante do Duque de Caxias, por 2 a 0. Os gols da vitória foram marcados por Ygor, de cabeça, e por Juninho.
Show no Canindé
No Canindé, a Portuguesa voltou a decepcionar ao ser goleado pelo Bahia, por 4 a 2, de virada. Há quatro rodadas sem vencer, a Lusa está em queda livre. Aparece com 27 pontos, em oitavo lugar. Ao contrário, o Bahia está em alta e aparece na vice-liderança, com 30 pontos. Zé Carlos e Luís Ricardo marcaram para os paulistas, enquanto Alison e Jael (3) fizeram os gols baianos.
O show foi de Jael, que fez três gols, e méritos para o técnico Márcio Araújo (foto) que devolveu ao Bahia a sua auto-estima. A nota ruim é para Vadão, técnico da Portuguesa, que tem em mãos um dos melhores elenco da competição e não consegue bons resultados.
Vacilos em casa
Outros dois paulistas empataram em casa. No ABC, o Santo André buscou o empate, por 2 a 2, com o Sport Recife depois de estar perdendo por dois a zero. O técnico Sérgio Soares escalou errado o Ramalhão, com três zagueiros, quando deveria ser, no mínimo, mais agressivo em casa. só corrigiu o erro no intervalo.
O resultado, porém, mão livrou o time da casa da zona do rebaixamento, com 17 pontos, em 17.º lugar. O Sport, com 21 pontos, ocupa posição intermediária. Igor e Ciro, artilheiro da Série B, com 12 gols, fizeram para os pernambucanos, enquanto Alê e Nando marcaram para os paulistas.
Faltou concentração
No Vale do Paraíba, o Guaratinguetá deixou a vitória escapar nos últimos minutos. Vencia o América-RN, por 1 a 0, com gol de Serginho, mas levou o empate com Edson Rocha. O Guará tem 26 pontos, em nono lugar, enquanto o time potiguar, com 13 pontos, ainda é penúltimo colocado.
Fonseca peitudo
Pior fez o Bragantino, que perdeu para o lanterna Vila Nova, por 3 a 1, em Goiânia. E ainda saiu na frente, com Welton, mas levou a virada com Bruno Lopes (2) e Roni. O time goiano estreou o técnico Ademir Fonseca e ainda permanece na lanterna, mas agora com 11 pontos. O Bragantino, com 18 pontos, continua bem perto da zona de degola, em 16.º lugar.
Ademir Fonseca foi peitudo ao ir para o banco de reservas, mesmo sem ter comandando nenhum treino no Tigre. E a reação comprova que o clube vai "iniciar vidada nova" com a reformulação no departamento de futebol, com a chegada do empresário carioca Jaider Moreira, do diretor de futebol, Mauro Morishita, do coordenador técnicoSérgio Cosme e do técnico Ademir Fonseca.
Último Jogo
Em Curitiba, no sufoco, o Paraná venceu o ASA, por 2 a 1, à noite, no fechamento da rodada. O resultado quebrou uma série de cinco jogos sem vitória do Paraná, agora com 23 pontos, em 11.º lugar. O ASA, com 22 pontos, ocupa a 12.ª posição. Na Sexta-feira...
Quem conseguiu o melhor resultado foi o América-MG que venceu, por 2 a 0, ao São Caetano, mostrando, de novo, falta de condicionamento físico no segundo tempo. A Ponte Preta perdeu o encanto em Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero, ao cair diante do Icasa, por 2 a 0. O time cearense é muito bom e cresce em casa.
O irregular Náutico escapou da derrota para o Brasiliense, no Estádio dos Aflitos, no empate sem gols e sem graça. O Duque de Caxias também escapou da derrota ao marcar o gol de empate no final diante do Ipatinga, ainda na zona do rebaixamento.
Confira os resultados da 17.ª rodada da Série B:
Sexta-feira
Icasa-CE 2 x 0 Ponte Preta-SP
América-MG 2 x 0 São Caetano-SP
Náutico-PE 0 x 0 Brasiliense-DF
Duque de Caxias-RJ 1 x 1 Ipatinga
Sábado
Santo André-SP 2 x 2 Sport-PE
Figueirense-SC 2 x 0 Coritiba-PR
Portuguesa-SP 2 x 4 Bahia-BA
Vila Nova-GO 3 x 1 Bragantino-SP
Guaratinguetá-SP 1 x 1 América-RN
Paraná-PR 2 x 1 ASA-AL