Fraude?: Ibope confirma realização das duas pesquisas mas diz que José Maranhão cresceu em dois dias
A assessoria de Comunicação do Ibope respondeu nesta segunda-feira (30) à tarde à acusação de manipulação de dados formulada pela Coligação 'Uma Nova Paraíba' contra os dados de uma pesquisa eleitoral divulgada na última sexta-feira, 27, dando uma vantagem de 22% ao governador José Maranhão (PMDB), candidato à reeleição.
Em uma nota direcionada à imprensa, o Ibope afirma que realizou duas pesquisas na Paraíba no período de 21 a 26 de agosto. Uma teria sido para consumo interno (sem fins de divulgação) e outra, contratada pela TV Cabo Branco, cujos números foram expostos no JPB 2ª edição da sexta-feira.
Em resposta à queixa de fraude feita nesta segunda em representação eleitoral assinada pelo advogado Fábio Andrade, o instituto afirma que "o período de campo" da segunda pesquisa, a da TV Cabo Branco, "conseguiu captar melhor o impacto da propaganda eleitoral dos candidatos, uma vez que neste espaço foram exibidos três dias de programa dos candidatos ao Governo da Paraíba. O contexto nestes últimos dias, conforme captado pelo Ibope em vários outros Estados, foi mais favorável às candidaturas associadas com o presidente Lula, como parece ser o caso da candidatura de Zé Maranhão".
A nota prossegue: "Neste momento da campanha, as oscilações ocorridas nos parecem totalmente dentro da normalidade. Outro ponto importante a ser observado é que com apenas dois candidatos fortes nesta disputa eleitoral, a mudança ocorrida aparece como se os dois já estivessem no segundo turno: qualquer oscilação de um ponto para um gera movimento inverso para o outro e dobra a distância entre eles".
Confira a íntegra da nota
Comunicado à imprensa
O IBOPE Inteligência informa que realizou pesquisa sem fins de divulgação no Estado da Paraíba entre os dias 21e 23 de agosto e entrevistou 812 eleitores doEstado. Pelo seu período de campo, essa pesquisa - que não está registrada - ouviu eleitores expostos apenas ao programa eleitoral do dia 20 de agosto e, em parte, também o do dia 22.
Já entre os dias 24 e 26 de agosto o IBOPE Inteligência realizou outra pesquisa para divulgação, contratada pela TV Cabo Branco, com 1.204 entrevistas. Portanto, o período de campo dessa pesquisa conseguiu captar melhor o impacto da propaganda eleitoral dos candidatos, uma vez que nesse espaço foram exibidos três dias de programas de candidatos ao governo da Paraíba.
O contexto nesses últimos dias, conforme detectado pelo IBOPE em vários outros Estados, foi mais favorável a candidaturas associadas com o Presidente Lula, como parece ser o caso da candidatura de Zé Maranhão.
Nesse momento da campanha, as oscilações ocorridas nos parecem totalmente dentro da normalidade. Outro ponto importante de ser observado é que, com apenas dois candidatos fortes nessa disputa eleitoral, a mudança ocorrida aparece como se os dois já estivessem no segundo turno: qualquer oscilação de um ponto para um gera movimento inverso para o outro e dobra a distância entre eles.
Permanecemos à inteira disposição, por meio de nossa assessoria de imprensa e área de comunicação institucional, para o esclarecimento de dúvidas sobre o IBOPE.
Atenciosamente,
Márcia Cavallari Nunes
CEO do IBOPE Inteligência
FONTE: Parlamento.com