População opina sobre criação da Operação Manzuá Móvel
Com o anuncio feito nesta sexta-feira (27) pelo secretário estadual de Segurança Pública, Gustavo Gominho, que o Governo do Estado irá criar a Polícia Rodovia Estadual, funcionando como uma espécie de Operação Manzuá Móvel.
A reportagem do Espinharas Noticias lançou uma enquete através do seu site www.radioespinharas.com.br para saber a opinião das pessoas com relação a operação que objetiva entre outros, promover a fiscalização de trânsito itinerante nas estradas estaduais da Paraíba além de combater o crime organizado e o roubo de cargas.
Além de opinar pelo site, a população também participou de enquetes realizadas através da reportagem da Rádio Espinharas no centro e em diversos bairros da cidade, a exemplo do Bivar Olinto, Mutirão (foto), Geralda Medeiros e outros.
A maioria das pessoas defende a implantação, mesmo com um novo formato, da Operação Manzuá.
Com relação a ser fixa, o popular Cícero José, residente no Bairro Mutirão enfatizou: "Existem os pontos da operação que servem como barreiras, mas acontece que os ladrões nunca vão passar pelo local fixo, de fiscalização", comentou.
Já o popular Marcos Antônio, morador do Bairro Bivar Olinto, lembrou que mais importante é a fiscalização policial móvel: “A policia deve atuar principalmente em estradas que servem como "corredores do crime" aqui em Patos e região. Não há um só policial em diversas estradas da Paraíba.
Numa avaliação geral baseado na pergunta levantada: "Você é a favor ou contra a volta da Operação Manzuá nas rodovias da Paraíba?" o resultado apontou até agora que 79,6% dos entrevistados disseram SIM, enquanto 23,1% disseram NÃO.
A operação Manzuá teve inicio na Paraíba no final dos anos 80, com a intenção de controlar as saídas de cidades paraibanas.
Foi criada no governo de Burity, com a finalidade de diminuir o número de roubos de carros e o tráfico de armas e drogas. Naquela época, como resultado, chegou a zerar o roubo de veículos e diminuir sensivelmente outros delitos, acarretando tranqüilidade a toda região.