Baixa freqüência de chuvas colaborou para a não proliferação do mosquito da Dengue em Patos
A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, continua realizando ações objetivando conscientizar a população sobre os cuidados e combate ao mosquito vetor da Dengue.
De acordo com José Amorim, que foi entrevistado pelo repórter Higo de Figueredo nesta sexta-feira (3) em matéria veiculada no Espinharas Notícias, o trabalho tem sido fundamental no combate.
Ele esclareceu que no município o último relatório elaborado em julho, apontou 236 casos notificados e destes uma media de 40% foram positivados.
Amorim repassou a reportagem também que o balanço referente a agosto ainda está sendo fechado. No entanto, confirmou a realização de visitas domiciliares constantes prestando esclarecimentos e quando não destruindo criadouros do mosquito.
“Apesar do registro que pode ser considerado alto, comparativamente ao ano de 2008 foram 1.018 casos notificados, destes 375 confirmados. Neste período 2010, quando está terminando a sazonalidade da doença que vai até agosto com alguns casos esporádicos, em virtude de não ter havido freqüência de chuvas colaborou para que o mosquito nãos se proliferasse” lembrou José Amorim ao repórter.
Nos demais municípios e entre eles Patos (foto) a Secretaria de Estado e Saúde (SES) irá supervisionar as atividades de campo, gerenciar o estoque de inseticidas além de realizar a distribuição priorizando áreas mais vulneráveis.
“Hoje nós podemos dizer que o município de Patos está entre dois e dois e meio por cento no tocante a índice de infestação. Os cuidados diários são necessários para evitar a transmissão, pois existindo foco o mosquito volta” concluiu.
Da Redação: Marcelino Neto