Tiririca com candidatura bizarra deve ser um puxador de votos destas eleições
Francisco Everaldo Oliveira Silva, conhecido no mundo artístico como Tiririca, atualmente o que detém a candidatura mais bizarra destas eleições.
É dele a frase no guia eleitoral: “O que um deputado faz eu não sei, mas vote em mim que eu conto. Vote no Tiririca, pior do que ta não fica”
Com esse discurso, o humorista já é um dos candidatos com mais intenções de votos para Deputado Federal em São Paulo.
Mas a pergunta: por que Tiririca? Pela simples lógica de que representa um puxador de votos de seu partido, o PR. Tamanha é a verdade que o mesmo tem ganhado lugar de destaque no guia eleitoral, seu numero – 2222.
Basta entendermos que para o critério da proporcionalidade previsto pela Legislação Eleitoral, o número de vagas de cada partido é definido pela soma de votos do candidato e da legenda dividida pelo número de vagas a que cada Estado tem direito. Desta forma o sistema proporcional cria a possibilidade de parte das vagas no Legislativo serem preenchidas por candidatos que receberam um baixo número de votos.
O exemplo mais famoso ocorreu em 2002, quando Enéas Carneiro, do extinto PRONA, conseguiu levar consigo cinco candidatos. Entre eles Vanderlei Assis, que havia recebido somente 275 votos.
Moral da história: Dependendo do número de votos de Tiririca, o humorista pode ajudar a eleger políticos como Aguinaldo Timóteo, Valdemar Costa Neto, Luciana Costa, Juca Chaves e outros.
Adaptado da Folha de S. Paulo por Marcelino Neto
Foto: site