Prefeitura encerra Curso de Libras para professores
A Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Educação, encerrou nesta terça-feira (21), às 19h30, no Centro Educacional Especializado Irmã Benigna, o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) destinado aos professores da rede municipal e estadual de ensino. Fruto de uma ação conjunta com o Centro Educacional Irmã Benigna, o curso, iniciado em 16 de agosto, teve como objetivo propiciar um atendimento adequado aos alunos com surdez.
Cerca de 77 participantes, entre técnicos e gestores da administração direta e indireta receberam o certificado do curso básico de Libras, que foi ministrado pelos instrutores Luiz Carlos (aluno do Curso de Licenciatura em Libras da UFPB), Elane Cristina e Antônio Damascena, ambos da Escola Normal de Patos, com a assessoria da intérprete Maria do Socorro Pereira Gomes e uma equipe de professores formada por: Lindaci Laurentino Medeiros e Flávia Alves Ferreira Moreira.
O Curso de Libras foi coordenado pela pedagoga Marleide Rodrigues do Nascimento Oliveira, da Secretaria de Educação do Município de Patos. “Apesar de ter sido um curso de quarenta horas a avaliação é positiva, pois os professores realmente aprenderam bastante”, disse Marleide.
Para a secretária de Educação, Rita de Cássia, o curso é resultado de uma gestão atenta para a questão da inclusão social. “Esse curso vem ao encontro da tomada de consciência da sociedade em relação à inclusão. É de se prever também que, cada vez mais, pessoas buscarão seus direitos e os servidores públicos precisam estar habilitados para prestar um atendimento digno tanto ao cidadão ouvinte quanto ao surdo. Ter domínio de Libras é fundamental para garantia dos direitos e do fim do silêncio”, declarou Cássia.
A previsão da Secretaria de Educação de Patos é que em breve será oferecido o curso básico de Braile para os professores das redes municipal e estadual de ensino.
Por Airton Alves