Telemarketing e venda na arquibancada: como o Sport 'bombou' seu sócio-torcedor
Não se surpreenda se, ao atender ao telefone de casa, do outro lado da linha esteja um funcionário do Sport. Não se espante também caso algum rubro-negro engravatado o cutuque no ombro enquanto você pula em plena Ilha do Retiro. Essas são só algumas das estratégias que fizeram com que o Sport ‘bombasse' seu programa de sócio-torcedor.
É claro que o ótimo momento da equipe pernambucana, que divide a liderança do Campeonato Brasileiro com Grêmio e Atlético-MG, explica em parte as arquibancadas sempre cheias. Mas, creditar o bom público exclusivamente ao que o time apresenta dentro de campo seria, nas palavras do próprio clube, 'minimizar a reformulação feita pelo departamento de marketing da equipe nos últimos três meses'.
"Nós decidimos mudar nossa maneira de tratar o programa de sócio-torcedores, e as mudanças vêm dando resultado. Desde abril, nossos associados subiram de 18 para 26 mil e fizeram com que nós entrássemos para os dez maiores times do Movimento por um Futebol Melhor", declarou Sid Vanconcelos, diretor de marketing do Sport.
O clube utilizou dois pilares para capitar mais sócios. O primeiro deles é um velho conhecido de qualquer vendedor: o telemarketing. Uma equipe de telefonistas do Sport vem ligando nos últimos meses para diversos torcedores do time convidando-os para fazer parte do ‘Sport de Verdade', programa de adesão do time. O principal foco dessa ação, no entanto, é convencer os sócios inadimplentes a voltarem a fazer parte do plano.
A outra estratégia é muito menos comum. Durante os jogos do Sport, um grupo de funcionários do time fica nas arquibancadas, literalmente, vendendo o plano de sócio nos locais que o clube analisa que conta com poucos torcedores associados.
Desde que as novas medidas foram tomadas, há cerca de três meses (antes mesmo de o Brasileirão começar e o Sport se destacar), o número de sócios do clube cresceu pouco mais de 30% e as ações começaram a dar resultado. Na vitória sobre o Internacional, por exemplo, 56% dos rubro-negros que estavam na Ilha do Retiro eram sócio-torcedores.
O bom retorno faz com que o clube pernambucano continue investindo no projeto. A equipe de telemarketing, que começou com cinco pessoas, foi 'turbinada' recentemente e agora já conta com 15 profissionais.
A ‘boa fase' nas arquibancadas vem se refletindo dentro de campo. Ou vice-versa. Nesta quarta-feira, o Sport terá pela frente o Atlético-MG em um jogo que vale a liderança do Brasileiro. Se não perder, o clube pernambucano alcançará 19 jogos de invencibilidade no torneio (contando também o último ano) e igualará a maior sequência sem ser batido na era dos pontos corridos, que hoje pertence ao Corinthians de 2010/11.
Curiosamente, a última derrota do time comandado por Eduardo Baptista veio justamente diante do Atlético-MG, que bateu a o clube pernambucano no dia 25 de outubro de 2014.
Por Lucas Turco, do ESPN.com.br