Eleições 2010: reta final para o pleito mobiliza eleitorado na cidade de Patos
O dia 3 de outubro ficará marcado como um dia de decisão para a população de Patos, aproximadamente 33.233 eleitores, somente na cidade, deverão comparecer a 20 locais de votação compreendendo a 28ª. Zona Eleitoral.
Este ano vão ser escolhidos representantes para as esferas: estadual e federal.
De acordo com um levantamento feito pelo setor de jornalismo da Rádio Espinharas, o local com maior número de eleitores é a Escola Normal, no Bairro Belo Horizonte, cujo local funciona oito seções com 2.711 inscritos.
Já o local com menos número de votantes na cidade é a Escola Profissionalizante da Mulher de Patos, localizada no Bairro São Sebastião, com 899 eleitores inscritos em três seções
A Justiça Eleitoral de Patos funciona com duas Zonas Eleitorais: a 28ª. que além de Patos (município sede) engloba os municípios de Quixaba e São José de Espinharas. E a 65ª. abrangendo parte de Patos e os municípios de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Passagem, Salgadinho, Santa Terezinha e São José do Bomfim.
Na semana que antecede o pleito um grande número de eleitores estão procurando o Cartório Eleitoral para solicitar segunda via ou reimpressão do título de eleitor, segundo constatou a reportagem do Espinharas Notícias.
Este será o primeiro pleito em que o eleitor deverá apresentar dois documentos: título de eleitor e documento oficial com foto.
Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação com foto, reservista e passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas.
A inovação foi introduzida pela lei 12.034, aprovada em 2009 pelo Congresso Nacional.
Da Redação: Marcelino Neto