Início de greve paralisa agencias bancárias de Patos
Apesar da informação de que um movimento paredista poderia ser iniciado ainda nesta semana, alguns clientes foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira com a greve dos bancários.
O movimento foi deflagrado por tempo indeterminado a partir da zero hora desta quarta-feira.
Nas agências de Patos uma movimentação intensa vem sendo verificada na chamada área dos caixas de auto-atendimento, único serviço disponível para quem desejar sacar, transferir ou depositar valores.
De acordo com informações colhidas junto ao sindicato dos bancários, apenas os aposentados e pensionistas terão garantido o dinheiro dos benéficos.
Para Pedro Alexon, presidente do sindicato da categoria, os bancos mantiveram a proposta de reajuste de 4,29% em detrimento do que os bancários solicitavam 11%. O movimento paredista segue orientação do Comando Nacional dos Bancários.
A grande preocupação da população da cidade e região que se utiliza das agencias é com relação a manutenção dos caixas eletrônicos, única alternativa para quem precisa sacar valores.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Patos, Osvaldo Mota, a situação de alguma forma prejudica a circulação de dinheiro, e conseqüentemente, às vendas relativas ao período.
Ontem a maioria das agências bancarias a exemplo da Caixa (foto) e Banco do Brasil registrou grande movimentação com inúmeras pessoas tentando resolver pendências em face da greve anunciada pelos bancários.
A situação que origina também enormes filas no auto-atendimento tem divido opiniões principalmente por parte daqueles que afirmam prejuízos durante a paralisação.
Da Redação: Marcelino Neto