4,8 mil policiais militares e bombeiros vão integrar o Plano de Segurança das Eleições 2010
A Polícia Militar da Paraíba escalou para as eleições deste domingo, 3 de outubro, um efetivo de 4.487 policiais, mais 300 bombeiros militares no Plano de Segurança das Eleições 2010, que inclui a guarda das urnas eletrônicas. Além desses, todo o restante do efetivo da Polícia Militar, além de oitocentos bombeiros militares, estarão com plantões reforçados em todo o Estado.
A Polícia Militar colocou 77 Oficiais à disposição dos juízes das zonas eleitorais e em cada região do Estado haverá um coronel da PM comandando as operações policiais, além de um coronel acompanhando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Este oficial será o elo da Justiça Eleitoral com a Polícia Militar.
O Plano Operacional das Eleições de 2010 foi elaborado a partir de diretrizes da Secretaria de Segurança e Defesa Social, diretrizes da própria PM e com base em informações da Justiça Eleitoral.
Para um total de 2.740,079 eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), disponibilizará 1.712 locais de votação em todo o Estado. Em cada um desses locais a Polícia Militar fará a segurança das urnas a partir das 48 horas antes do pleito.
Desde o último dia 27, os PMs estão numa escala de serviços de 24 horas por 24. “A Polícia Militar seguramente vai cumprir o seu papel constitucional, vai honrar sua história, sua tradição em oferecer a segurança na festa da democracia que é o pleito eleitoral”, assegurou o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Wilde Monteiro.
Em reunião, no início do ano, com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Wilde Monteiro, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Nilo Ramalho, disse que a Polícia Militar é peça fundamental para a execução dos trabalhos do pleito eleitoral de 3 de outubro.
Assessoria