Brasileirão: Líderes tropeçam, clássicos acabam empatados e Guarani é goleado
A 27ª rodada do Campeonato Brasileiro não foi nada boa para os líderes Fluminense, Corinthians e Cruzeiro. O Tricolor esbarrou em um valente Grêmio Prudente, no Interior, enquanto o Timão quase foi surpreendido pelo Ceará. A Raposa também ficou no 0 a 0 contra o Atlético-PR, em Sete Lagoas. Por outro lado, o Internacional atropelou o Guarani e ainda alimenta esperanças.
O Flu desperdiçou uma grande oportunidade de disparar na liderança. Após perder inúmeras chances de gols, o time carioca pagou caro por recuar no segundo tempo e acabou cedendo o empate para o lanterna Grêmio Prudente, por 1 a 1, em Presidente Prudente.
Apesar do tropeço, o Tricolor se mantém na primeira posição, com 52 pontos. Por outro lado, o empate heróico não alivia a situação do Prudente, que continua na última colocação, com 21 pontos.
Timão também vacila
Em uma tarde sem muita inspiração, o Corinthians apenas empatou com o Ceará, por 2 a 2, no Pacaembu. Pelas circunstâncias do que foi a partida, a Fiel tem que comemorar e muito o resultado. Isso porque os cearenses chegaram a estar vencendo por 2 a 0.
O Timão continua na vice-liderança, com 49 pontos, mas chega ao terceiro jogo sem vitórias, sendo dois empates em casa e uma derrota. O Vozão segue sua luta contra o rebaixamento, no momento, está com 32 pontos, na 13ª colocação.
Raposa empaca
O Cruzeiro desperdiçou uma grande chance de assumir a vice-liderança e encostar no líder Fluminense, ao empatar sem gols com o Atlético-PR, no Estádio Arena do Jacaré. O grande nome do jogo foi o goleiro Neto, que mostrou mais uma vez o porquê acabou sendo convocado pela Seleção Brasileira.
Com esse tropeço diante de seus torcedores, a Raposa se manteve na terceira colocação, chegando aos 48 pontos e continuando na briga pelo título. Também em ascensão, o Furacão está perto da zona de classificação para a Copa Libertadores, ocupando o quinto lugar, com 42 pontos.
Outra derrota bugrina
O Guarani foi melhor no primeiro tempo, teve chance de fazer os gols, mas na etapa final foi dominado pelo Internacional e saiu do Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, derrotado por 3 a 0. Foi a sexta derrota consecutiva do Guarani, que está há 122 dias sem vencer como visitante neste Brasileirão.
Com o resultado, o Bugre está em 12º, com 33 pontos conquistados e precisa de uma vitória para se manter na zona de classificação à Sulamericana. O Colorado garantido na Taça Libertadores do ano que vem, agora, está na quarta colocação, com 44 pontos e continua sonhando em conquistar o título.
Empate e freguesia
Já garantido na Copa Libertadores de 2011, o Santos conseguiu brecar o embalado Palmeiras, na Vila Belmiro. Os times ficaram no empate, por 1 a 1. Ainda assim, o time praiano segue “freguês” do Verdão em 2010, já que perdeu em dois dos três jogos realizados. No Paulistão, o Palmeiras fez 4 a 3, na Vila Belmiro. Já no primeiro turno do Brasileirão, o time da capital fez 2 a 1, no Pacaembu.
O Peixe acaba com a série de três vitórias consecutivas do Palmeiras. Dessa maneira, os dois paulistas somam 39 pontos, mas o Santos leva vantagem no número de vitórias (11 a 9) e ocupa a sétima colocação. O Verdão é o nono, já que foi ultrapassado pelo Grêmio.
Outro clássico empatado
O duelo entre Botafogo e Flamengo, no Engenhão, também terminou com um empate, por 1 a 1. Mesmo vivendo uma crise sem prescedentes, o Rubro-negro conseguiu equilibrar forças com o embalado Fogão e teve chances de sair de campo com os três pontos. Fato que deixa o técnico Silas na berlinda.
O empate manteve o time da Gávea seriamente ameaçado pelo rebaixamento, tendo em vista que aparece apenas na 15ª colocação, com 30 pontos. O Alvinegro continua com chances de lutar por vaga à Libertadores, já que é o sexto colocado, com 42 pontos.
Tricolor em ascensão
Mantendo a sua reação dentro do Brasileirão, o Grêmio venceu o Vitória, por 3 a 0, em Salvador. O tricolor gaúcho já soma 39 pontos, na parte de cima da tabela. O Vitória, com 31 pontos, ocupa posição perigosa e tem como meta se afastar da zona de rebaixamento.
Sem perder há cinco jogos, o Grêmio já começa a sonhar mais alto na temporada ao somar sua terceira vitória seguida. O Vitória, que vinha de derrotas para Fluminense e Atlético-PR, começa a temer a zona de degola.
Ninguém comemorou
À noite, o Avaí recebeu o São Paulo, no Estádio da Ressacada, e não saiu do empate sem gols. O Tricolor do Morumbi chega há sua terceira partida sem vitória e fica mais próximo do rebaixamento do que de uma vaga à Libertadores 2011.
Com esse resultado, o Leão é o 16ª colocado, com 29 pontos, sendo o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Já o Tricolor que começou a rodada na 10ª colocação, perdeu uma posição, agora é o 11º, com 35 pontos.
Haja coração
No duelo dos desesperados, teve emoção até o último minuto. Com um gols aos 47 minutos do segundo tempo, o Atlético-MG virou e conseguiu vencer o Atlético-GO, por 3 a 2, no Estádio Serra Dourada.
Com esse resultado, o Dragão continua na zona de rebaixamento, ocupando o 17ª lugar, com 26 pontos. Enquanto isso, o Galo conquistou a sua primeira vitória sob o comando do técnico Dorival Júnior e subiu para o 18ª lugar, com 25 pontos, mantendo vivo o sonho em escapar da degola.
Confira os resultados da 27ª rodada:
Sábado
Santos 1 x 1 Palmeiras
Grêmio Prudente 1 x 1 Fluminense
Vitória 0 x 3 Grêmio
Corinthians 1 x 1 Ceará
18h30
Botafogo 1 x 1 Flamengo
Cruzeiro 0 x 0 Atlético-PR
Internacional 3 x 0 Guarani
21h
Atlético-GO 2 x 3 Atlético-MG
Avaí 0 x 0 São Paulo
Sexta-feira
Vasco da Gama 3 x 2 Goiás
Fonte: futebol interior