Falta de regulamentação em estacionamento de Praças de Táxi causa confusão em Patos
Os ânimos se exaltaram na manhã desta terça-feira, dia 15, quando Agentes da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STtrans) notificaram os taxistas que estão localizados em dois pontos da Rua Peregrino de Carvalho, Centro de Patos.
A Praça de Táxi que fica ao lado do antigo Moreirão, esquina da Rua Peregrino de Carvalho com a Rua Felizardo Leite, estava com estacionamento vertical, mas assim que os Agentes de Trânsito explicaram a situação os taxistas colocaram os veículos em fila indiana, no entanto, se o líder da praça esclareceu que não comporta os 20 carros e logo haverá problemas para os trabalhadores.
O estacionamento da Praça do Antigo Moreirão estava dificultando o intenso tráfego de veículos, pois a via se transformou em opção para seguir para a Rua Irinel Joffily que dá acesso ao Bairro Jatobá. O trecho também é opção para os veículos que trafegam na Rua do Prado ir em direção ao Mercado Público. O pequeno trecho é mão-dupla, tem uma praça de táxi, outra de mototaxi, além de conter vários comércios. Os taxistas apresentam a opção da praça se deslocar a Rua Felizardo Leite, mas a decisão cabe ao superintendente da STtrans, Marcos Eduardo.
O conflito maior se deu assim que os Agentes de Trânsito foram até a Praça do Foguete para tentar regulamentar o estacionamento. A praça tem 19 taxistas e não dispõe de espaço para o estacionamento em fila indiana. Houve necessidade de chamar a Polícia Militar para acalmar os ânimos. Os taxistas alegam que não existe possibilidade de estacionar em fila indiana.
Como os taxistas da Praça do Foguete se recusaram a retirar os veículos e estacionar conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os Agentes de Trânsito aplicaram multa em todos. A medida gerou revolta.
De acordo com Antônio Coelho, a solução é o superintendente regulamentar o estacionamento e fazer as mudanças necessárias nas duas praças. Os taxistas relatam que Marcos Eduardo já prometeu regulamentar a situação, só que até o momento nada foi feito.
Em contato com Marcos Eduardo, a reportagem foi informada que nesta quarta-feira, dia 16, as medidas serão tomadas para melhora o tráfego nas localidades e que acontecerá a regulamentação das praças em questão.
Por Jozivan Antero – Patosonline.com
OUÇA entrevitas com representantes de praças e Antônio Coelho: