Doutor pesquisador diz que perfuração de poços pode causar danos irreversíveis na cidade de Patos
Formado pela universidade de Okinawa (Japão), pesquisador especialista e doutor em lactobacilos, o Dr. Nelson Tamashiro foi entrevistado no Programa Polêmica, levado ao ar pela Rádio Espinharas. Dr. Nelson, que presta serviços de consultoria para a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Patos, é um incansável pesquisador e é responsável pela criação de produtos revolucionários a base de produtos naturais.
Dr. Nelson Tamashiro, que também é ambientalista, relatou que está extremamente preocupado devido à perfuração desenfreada de poços artesianos na cidade de Patos. Ele deixou claro que a constante destruição das placas tectônicas em busca de água no subsolo está causando danos irreversíveis que pode levar a tremores de terra e esgotamento da águapresente do solo. “A minha preocupação é que aqui é um cristalino, fendas, então quanto mais você fura, você vai quebrando uma parte das placas tectônicas e há possibilidade de afundamento. Houve no passado, na década de 70, metade de uma cidade em São Paulo se afundou por causa do excesso de água retirada do subsolo”, relata Dr. Nelson.
O pesquisador também falou sobre a responsabilidade da Agência Nacional das Águas (ANA), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA-PB), dentre outros órgãos sobre a fiscalização e autorização diante da exploração de água do subsolo.
Dr. Nelson Tamashiro também é o responsável pela invenção de produtos a base de cana de açúcar que desengordura, desobstrui e desodoriza. Um dos seus produtos está sendo usado para amenizar a fedentina que era causada pelo esgoto no Matadouro Municipal de Patos.
Por Jozivan Antero – Patosonline.com