NO AR
Polícia

Aquaplanagem e desgaste de pneus foram causas de acidente que vitimou sete pessoas

26/01/2016 às 21:01

A Polícia Civil da delegacia de Patos e o Perito do Instituto de Polícia Científica da Paraíba divulgaram, em coletiva, na manhã desta terça-feira, 26, o resultado das causas do acidente ocorrido no último dia 17 na BR-230, próximo a Patos, e que vitimou fatalmente sete pessoas.

O perito, Cláudio Medeiros, informou que depois do estudo detalhado que ocorreu no acidente, traçou duas causas determinantes do sinistro. A primeira, de acordo com o perito, causa viário ambiental, ou seja, porque chovia no momento do acidente e a causa viária seria o acúmulo da água na pista. A segunda causa, considerada mais determinante pelo perito, foi a causa veicular, ou seja, desgaste dos pneus traseiros da Mercedes. 

“Foi analisado isso com muita calma e, provavelmente, como já faz dez anos que faço esse tipo de trabalho na região, eu nunca tinha feito perícia com aquaplanagem naquele local, o que indica que um fator determinante foi justamente os pneus bem desgastados do carro”, explicou.

A aquaplanagem ocorre quando um veículo sobre um fluido líquido, no caso, a água, deixa de ter o contato com a superfície do asfalto e o condutor do veículo perde o controle do carro.

“A gente faz a dinâmica do acidente e vimos que o carro derrapou e não marcou a pista. Isso prova que houve a aquaplanagem e que os sucos não foram suficientes para a água correr por eles”, afirmou.

A delegada responsável pela investigação das causas do acidente, Daniela Quirino, disse que inicialmente a polícia fez a identificação das vítimas e depois, o isolamento da área. Ela ainda garantiu que o depoimento do sobrevivente ainda será colhido.

“Tivemos contato com familiares e estes nos repassaram que ele relatou a respeito do  acidente. Que ele estava dormindo no momento da colisão e acordou com um grito e em seguida viu o veículo Mercedes em direção ao polo.  A partir daí ele desmaiou e não teve mais nenhuma lembrança do ocorrido”, contou.

O acidente envolveu um veículo Polo com placas de Sousa (PB) e uma Mercedes com placas de Natal (RN). 

 

Por Acilene Candeia - Patosverdade

 

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.