NO AR
Polícia

Órgãos de Segurança e Saúde garantem folia tranquila em Patos

08/02/2016 às 21:02

Durante o Carnaval de Patos realizado pela Liga de Blocos Carnavalescos, com o apoio logístico da Prefeitura, os foliões contam com a vigilância da Polícia Militar, bem como, da orientação de agentes da STTRANS, do Centro de Testagem e Aconselhamento e do Serviço de Assistência Especializado (CTA-SAE) que trabalha na prevenção das DTS/AIDS.

O festejo carnavalesco, iniciado na tarde da última sexta-feira, dia 5 de fevereiro, recebe todo o apoio logístico da STTRANS com um efetivo de 12 a 15 agentes de trânsito, viaturas e agentes motorizados, distribuídos ao longo do percurso e ruas adjacentes.

De acordo com o gerente de trânsito do órgão, Ilverdânio Morais, o objetivo principal é a prevenção de acidentes de trânsito.

“A STTRANS está dando total apoio a segurança viária dos foliões, interditando as ruas adjacentes do principal percurso, para que não haja nenhum acidente. Temos parceria com a CPTRAN, a Polícia Militar, todo o apoio logístico da Prefeitura Municipal de Patos, pois, nesse carnaval, o principal objetivo é a segurança viária e nenhum acidente de trânsito”, garantiu.

Saúde 

Os foliões ainda podem contar com a orientação do CTA/SAE com distribuição de preservativos e informações sobre a prevenção de doenças. A coordenadora do referido departamento da Secretaria de Saúde Municipal, Fátima Leitão, garantiu que as atividades são frequentes, mas, nos períodos festivos são intensificados.

“Como é de praxe, em todas essas festas populares, nós estamos presentes trabalhando a prevenção, informando as pessoas sobre os cuidados que elas precisam ter, na questão da seleção dos seus parceiros ou parceiras e no uso do preservativo, pois este não evita somente uma gravidez indesejada, mas, principalmente as DST’s, Doenças Sexualmente Transmissíveis”, disse.

É durante o trabalho dos profissionais do CTA/SAE que os foliões são abordados e informados sobre como funciona o trabalho do Centro de Testagem e Aconselhamento, a exemplo dos exames rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais B e C.

Segurança 

Quanto à segurança do público, a Polícia Militar trabalha com quarenta policiais a pé, viaturas e motocicletas no entorno da festa. A distribuição é feita, segundo o Sargento Edmilson, com trinta militares a pé e os demais distribuídos em veículos. 

O Militar informou ainda que o folião deve evitar levar para o local da festa objetos de valor, a exemplo de jóias e celulares.

“Não ficar demonstrando ou ostentando celulares, cordões, relógios, como também não portar bebida alcóolica em garrafas de vidro é nossa recomendação, porque a gente orienta colocar em garrafas peti”, alertou.

O sargento Edmilson antecipou que desde as primeiras noites de festa não houveram registros de ocorrências graves.

A noite deste domingo, 07, foi animada com a banda Swingão F5 com concentração no Posto Almeidão, no Monte Castelo, e percurso até a Praça Coração do Jatobá. 

Nesta segunda-feira, dia 08, será a vez do tradicional Bloco dos Sapateiros, Bloco Pra QT Nome e Zubieira, que sairão da Rua da Baixa (Augusto dos Anjos), com animação de Paulinho Show.

 

Da Assessoria 

 

Mais mídias

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.