Concluído o senso 2010 o IBGE confirma: tem mais mulher que homem em Patos
Nesta quarta-feira, dia 06, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulgou para a imprensa, autoridades políticas e população em geral todos os números que serão apresentados na coleta de dados oficial do senso 2010 colhidos na cidade de Patos. A reunião aconteceu na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura - FETAG no Bairro do Santo Antonio. No dia 27 de novembro será encerrado o senso 2010 em todo o Brasil.
Na reunião os presentes puderam esclarecer dúvidas sobre o senso 2010 e fazer questionamentos aos técnicos responsáveis sobre os números que serão apresentados oficialmente sobre a cidade de Patos.
Foi revelado que uma única pessoa recusou-se a receber os recenseadores em sua residência. Trata-se de um morador de apartamento no Edifício Milindra 03 na Av. Rio Branco, Bairro Brasília, mas nesses casos o IBGE faz uma estimativa e registra no senso. Osvaldo de Sousa disse que irá tentar contato com essa pessoa para sensibilizá-la sobre a importância desse momento.
A cidade de Patos tem oficialmente 100.600 habitantes. Osvaldo de Sousa, representante do IBGE em Patos, esclareceu aos presentes que esse número, apesar de várias pessoas contestarem é o oficial do senso 2010. “As pessoas especulam de várias formas que Patos já ultrapassou bem mais que esses números, mas o que é levado em conta no senso são os residentes em Patos e não os estudantes que estão aqui temporariamente durante seus cursos, os trabalhadores de cidades vizinhas que tem estadia temporária aqui e etc. Está confirmado Patos tem 100.600 habitantes. Se você acha que não foi cadastrado procure o IBGE”, disse Osvaldo de Sousa. (foto 02)
O senso 2010 revelou que Patos tem 47.763 homens e 52.837 mulheres. 5.074 mulheres a mais que homem em nossa cidade.
Por sugestão do jornalista Damião Lucena será lançado uma campanha nos meios de comunicação da cidade como o tema: Se você acha que não foi cadastrado no senso 2010. Procure o IBGE. A idéia é tirar a dúvida dos que acham que não participaram do recenseamento do IBGE.
Jozivan Antero-patosonline.com