Prefeita Francisca Motta firma compromisso com Coren- PB por jornada de 30h para profissionais da enfermagem
Visando dialogar sobre a implantação da jornada de 30 horas semanais de trabalho dos enfermeiros no município de Patos, a Prefeita de Patos Francisca Motta juntamente com o secretário de Saúde do município, recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 03, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), enfermeiros e técnicos de efermagem das UBS e SAMU da cidade.
Para a prefeita Francisca Motta, a jornada de 30 horas representa mais uma valorização do servidor da saúde em sua gestão. “Ninguém tem a preocupação maior e a vontade de ajudar do que eu como prefeita, até porque tenho um olhar diferenciado para a saúde. E luto em procura de tornar essas conquistas de classe em realidade. Contudo, faremos tudo pelos meios legais e iniciaremos com uma consulta ao Ministério da Saúde, mostrando os municípios em que esta lei já está em vigor e pedindo a autorização, para que o nosso pleito tenha respaldo legal,” revelou.
De acordo com o presidente do Coren-PB, Dr. Ronaldo Bezerra, o momento marcou a formalização do compromisso que já vem sendo firmado com a gestão e esse passo é mais um reconhecimento da categoria que está na ponta da Atenção Básica.
“A prefeita Francisca Motta é uma parceira do conselho de enfermagem, tem sempre trabalhado junto buscando melhoria e entendimento para a saúde de Patos. E o compromisso que ela firmou com a gente há dois anos atrás, esse compromisso foi assinado a viemos aqui hoje formalizar o início da reta final desta luta. O que queremos não é reduzir carga é regulamentar uma situação que algumas cidades do estado já têm. É um momento em que nós estamos felizes, pois a prefeita e o secretário de saúde estão reconhecendo o valor desta classe,” comentou.
Após essa reunião de formalização, o próximo passo a ser dado ficará por conta do secretário de Saúde do município, José Francisco de Sousa (Zeca), que irá procurar o Ministério da Saúde para saber as implicações e o impacto que a mudança trará. Paralelo a isso também será feita uma consulta popular a através das associações de bairro.
“Essa reunião foi para mostrar à categoria como tecnicamente a gente pode avançar em busca da realização desse sonho dos profissionais, mas também desse compromisso da prefeita. Portanto, aqui nós estabelecemos um conjunto de aparatos legais com consulta a Ministério, consulta popular, para que seja possível honrar com esse compromisso,” disse.
Dando sequência será promovida uma audiência pública na Câmara de Vereadores na qual será ouvida a população. Em seguida a Prefeita encaminha o Projeto de Lei para ser votado na Câmara de Vereadores.
“É uma luta digna, haja vista o grande trabalho que a enfermagem presta à comunidade. A enfermagem é quem abraça de fato os serviços de saúde. Sabemos a importância de cada categoria, mas nós como enfermeiros precisamos neste momento destacar o trabalho que a enfermagem realiza, e uma luta que a classe já desenvolve a nível nacional, que é a pela jornada de 30 horas semanais,” disse a presidente da Câmara de Vereadores e enfermeira, Nadir Rodrigues.
No Brasil
O projeto que reduz a carga de trabalho dos profissionais de enfermagem é o PL 2295/00. A proposta do Senado fixa em 30 horas a carga de trabalho semanal de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. A intenção é assegurar isonomia dessa categoria com outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Como também, colaborar com a melhoria dos serviços prestados pelos profissionais.
Da Assessoria