Prefeitura de Patos constrói barragem subterrânea no Sitio Pedra Branca I
A Prefeitura de Patos concluiu nesta segunda-feira, 7 de março, a segunda barragem subterrânea construída em comunidades rurais pelo Governo Municipal, desta vez, no sitio Pedra Branca I. O trabalho em execução faz parte do plano de ações de convivência com a estiagem, que também já contemplou o sitio Trincheiras, onde foi construída a primeira barragem para armazenamento de água.
O secretário de Agricultura Sebastião dos Santos acompanhou o trabalho das máquinas no local e ressaltou o empenho da equipe. “É um trabalho que requer atenção porque não é possível saber o que existe abaixo do solo, porém, existe o acompanhamento técnico de orientação que determina o passo a passo para cada procedimento. O objetivo maior da barragem subterrânea é beneficiar os produtores com uma reserva de água, o que permite o desenvolvimento de plantio e outras atividades, independente do período chuvoso”, disse.
A escavação das barragens subterrâneas, previstas pelo plano de convivência com a estiagem é realizada com os equipamentos da Patrulha Mecânica da Prefeitura de Patos e acompanhado por técnicos da Gestão Unificada, do Governo do Estado, que orientam os procedimentos de escavação e colocação de lonas, para impermeabilização da área. Ao todo, o plano prevê a construção de 36 barragens.
“A primeira etapa do plano inclui a construção de dez barragens subterrâneas, devendo ser concluída todas, nas próximas três semanas. Em seguida, faremos outras dez e concluiremos o restante”, explicou Sebastião dos Santos.
O engenheiro agrônomo, José Bezerra, comentou o avanço do trabalho e disse que a barragem construída no sitio Pedra Branca I, contará com a capacidade de cobertura de área até 30 hectares. “A barragem construída nesse local foi estruturada na profundidade de três metros, contudo, sua cobertura poderá atingir uma área de trinta hectares dentro da propriedade, ou seja, os produtores dessa localidade terão condições suficientes para o desenvolvimento do plantio”, ressaltou.
Fonte: Ascom PMP