A pedido do MPF em Patos (PB), FNDE terá que reabrir prazo para cadastro no Fies de selecionados do Enem
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação terá cinco dias para disponibilizar sistema online
A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Patos (PB), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) tem cinco dias para reabrir prazo para cadastro no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de alunos das Faculdades Integradas de Patos (FIP) pré-selecionados na primeira chamada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após reabrir o prazo, o FNDE terá 10 dias pra deixar o sistema disponível para cadastro dos beneficiários.
A concessão da liminar em ação civil pública foi dada pela Justiça Federal na última sexta-feira, 11 de março. A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 1 mil.
Notícia de fato – Em fevereiro de 2016, o Ministério Público Federal em Patos (PB) instaurou procedimento para apurar possíveis irregularidades no Fies, a partir de denúncias de centenas de estudantes, que alegaram não conseguir fazer a inscrição no site do FNDE. O procurador da República Edgard de Almeida Castanheira foi informado pela Coordenação-Geral Jurídica do Financiamento Estudantil (CGFIES) que o FNDE estaria ciente do problema e que faria o possível para solucioná-lo no prazo de uma semana. Como não foi resolvido, o MPF ingressou com ação civil pública, tendo como objetivo resguardar os direitos dos alunos prejudicados.
Confira a íntegra da decisão
Ação Civil Pública nº 0800055-03.2016.4.05.8205
Da Assessoria de Comunicação - Procuradoria da República na Paraíba
Documentos
Clique para visualizarClique aqui para baixar DECISÃO PATOS.pdf