Brasileirão: Raposa vence e deixa Fluzão e Timão para trás
Campinas, SP, 10 (AFI) – O Campeonato Brasileiro tem um novo líder: o Cruzeiro. A Raposa assumiu a ponta isolada ao bater o Fluminense, por 1 a 0, em Sete Lagoas-MG, neste domingo à tarde, pela 29.ª rodada, chegando aos 54 pontos. O time carioca, que tinha perdido do Santos no meio de semana, continua com 52 pontos, agora na vice-liderança. O Corinthians, que também brigava pela liderança, perdeu em casa, no Pacaembu, para o Atlético-GO, por 4 a 3, permanecendo em terceiro lugar,a com 49 pontos.
Com clima de decisão, o Cruzeiro levou a melhor ao marcar seu gol logo nos primeiros minutos, com Wellington Paulista, de cabeça. O Fluminense até que tentou, mas não conseguiu o empate. Um resultado normal, em considerando que se tratam de dois grandes clubes, com elencos fortes e favoritos ao título. Esta foi a quarta vitória, por 1 a 0, da Raposa em Sete Lagoas, onde bateu concorrentes como Corinthians, Internacional e agora o Fluminense.
Timão decepciona
Pior mesmo só o Corinthians, que sofreu sua oitava rodada, embora fosse o favorito diante do Atlético-GO, ameaçado pelo rebaixamento. Mas o time goiano foi valente e eficiente, merecendo vencer por 4 a 3, um placar atípico. E o Atlético abriu 4 a 1 no segundo tempo.
O curioso é que o Corinthians abriu o placar antes do segundo minuto, com o zagueiro Leandro Castãn. Mas tomou a virada ainda no primeiro tempo, com gols de Juninho, Gilson e Marcão. No segundo tempo, Marcão ampliou e depois William Morais e Thiago Heleno diminuíram para o Timão.
Mesmo vencendo o time goiano continua na zona do rebaixamento, com 29 pontos. O Corinthians começa a deixar sua torcida preocupada com a má fase.
Empate no Engenhão
Quem poderia ganhar posições importantes era o Botafogo que ficou no zero a zero com o Palmeiras, no Engenhão. E teve a chance, no primeiro tempo, de ficar na frente quando Loco Abreu perdeu um pênalti.
O empate foi justo. O Botafogo, com 44 pontos, é o sexto colocado. O Palmeiras, com 43, é o nono colocado.
Outros jogos
Em Florianópolis, houve empate justo entre Avaí e Flamengo, por 2 a 2, em dois tempos distintos. No primeiro, só deu Flamengo, em tarde inspirada de Val Baiano, que marcou dois gols. No segundo tempo, aconteceu o esperado: q queda física do time carioca, que perdeu Leonardo Moura expulso. O Avaí empatou com Émerson e Pará (olímpico).
O resultado foi ruim para ambos. O Avaí continua bem perto da zona de degola, com 30 pontos, em 16.º lugar. O time carioca, com 34 pontos, está em 14.º, ainda preocupado em se afastar da zona de perigo.
Goiás na sorte
Em Goiânia, o Goiás aproveitou a única chance real que teve para marcar, aos 31 minutos, numa falta cobrada com perfeição por Bernardo. Mesmo assim, o time goiano continua na zona de rebaixamento, com 29 pontos, em penúltimo lugar.
O Vitória mostrou muita apatia na estreia do técnico Antônio Lopes, que estreou, porém, escalou o time todo errado e fez substituições equivocadas, demonstrando estar desatualizado em relação ao elenco rubro-negro. O time baiano continua com 31 pontos, em 15. lugar.
Finalizando a rodada
Dois jogos aconteceram à noite, fechando a 29.ª rodada. O Internacional recebeu o Atlético-MG e o Ceará recepcionou o Guarani.
Confira os resultados da 29.ª rodada:
Sábado
Santos 2 x 0 Atlético-PR
Grêmio Prudente 2 x 3 São Paulo
Vasco da Gama 3 x 3 Grêmio
Domingo
Corinthians 3 x 4 Atlético-GO
Goiás 1 x 0 Vitória
Cruzeiro 1 x 0 Fluminense
Botafogo 0 x 0 Palmeiras
Avaí 2 x 2 Flamengo
18h30
Internacional 1 x 0 Atlético-MG
Ceará 2 x 0 Guarani
Foto: Beto Oliveira
Atualizada às 21:05