NO AR
Gerais

Fundação de sindicato tem bate-boca, empurra-empurra e polícia é chamada para conter ânimos na cidade de Patos

31/03/2016 às 17:03

A assembleia para fundação do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores nas Empresas de Água da Paraíba (SINTERAGUA-PB) foi marcada por ânimos exaltados, bate-boca e empurra-empurra sendo necessária presença de várias guarnições do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) para conter a confusão. A assembleia aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Patos (ACIAP) na tarde desta quinta-feira, dia 31.

O problema começou quando os organizadores decidiram que só entrariam no auditório da ACIAP aqueles trabalhadores da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) identificados com camisas verdes, no entanto, os trabalhadores do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (STIUPB), que são contrários à fundação de mais um sindicato, decidiram contestar o ato de criação do novo sindicato alegando golpismo para dividir a categoria.

Para Wilton Maia, presidente do STIUPB, a tentativa de fundar um novo sindicato é um ato antidemocrático: “O sindicato STIPDASE, que mudou de nome para SINDIAGUA, numa tentativa de golpear a organização dos trabalhadores, está tentando fundar um sindicato para tirar dos trabalhadores o direito de se organizar. É um ato antidemocrático, tanto é, que tá realizando uma assembleia na ACIAP e vários trabalhadores não puderam entrar no espaço físico para dizer que é contrário a realização dessa assembleia, é contrário a criação de um novo sindicato, visto que já existe um sindicato que defende o trabalhador da CAGEPA que é o STIUPB”, relata Wilton.

A fundação do novo sindicato demorou menos de uma hora e meia. Os presentes que não tiveram acesso ao auditório da ACIAP se revoltaram com o fato. O comandante do 3º BPM, Tenente-Coronel Campos, intermediou uma discussão entre as partes. Os organizadores da assembleia de fundação do novo sindicato se dispuseram a deixar entrar apenas uma comissão de seis pessoas indicadas pelo STIUPB, no entanto, a proposta não foi acatada pelos trabalhadores que queriam acesso de todos. Por orientação do Comandante, os contrários a fundação do sindicato se reuniram na Praça Getúlio Vargas e repudiaram o evento.

Falando como presidente eleito na assembleia para criação do SINTERAGUA-PB, José Queiroz disse: “A criação de um novo sindicato para categoria da CAGEPA é que através de liminares fomos barrados várias vezes de eleição de delegados da nossa base territorial. Como o SINDAGUA-PB, que compõe somente a grande cidade de João Pessoa não tinha território a nível estadual, simplesmente só tinha João Pessoa, então, através de medida legal do Supremo Tribunal do Trabalho foi orientado a nós criarmos um sindicato intermunicipal, compondo todas as cidades da Paraíba que tenha funcionários da CAGEPA para que esse sindicato venha representar em toda base territorial”, relatou Queiroz.

 

 

Por Jozivan Antero – Patosonline.com

 

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.