Universitários comemoram vitória em processo para inscrição no FIES para as Faculdades Integradas de Patos
Depois de uma grande batalha envolvendo Ministério Público Federal (MPF), processo judicial, além de muita mobilização por parte de estudantes universitários que não conseguiram completar o cadastramento junto ao Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (FIES) para pagar seus cursos nas Faculdades Integradas de Patos (FIP), o caso teve final feliz.
A estudante do Curso de Direito das FIP, Tamar Araújo, uma das enfrentantes da mobilização, disse que conseguiu, finalmente, terminar o cadastro junto ao site do Ministério da Educação para garantir o seu FIES. “Nós procuramos o Ministério Público Federal e o Procurador tentou resolver administrativamente, mas não obteve êxito. Ele entrou com uma Ação Civil Pública com pedido de liminar e nós contratamos um advogado também que entrou com mandado de segurança com pedido de liminar. Após 15 dias o juiz Dr. Tiago extinguiu o mandado de segurança e deferiu a Ação Civil Pública, pois entendeu que Ação Civil beneficiaria mais pessoas. Então 294 pessoas foram beneficiadas”, relatou Tamar.
De acordo ainda com Tamar, só após a mobilização e a intervenção da justiça se conseguiu reabrir o site do Ministério da Educação para cadastro do FIES. O problema estava prejudicando estudantes que dependiam do financiamento para continuar os estudos nas FIP, pois muitos destes universitários não podiam pagar mensalidade com recursos próprios e as suas famílias estavam desesperadas com a dificuldade para finalizar o processo junto ao Ministério da Educação.
Dos 311 universitários que aguardavam a decisão, 294 obtiveram êxito, pois os restantes estavam em cursos que havia restrição para receber a mensalidade através do FIES. Tamar lamentou a situação e comentou que existe uma insegurança com relação à continuidade do programa FIES devido a cortes orçamentários do Governo Federal.
Por Jozivan Antero – Patosonline.com
OUÇA entrevista com Tamar Araújo: