“A gente fica a cada dia mais indignada com tanto descaso com os animais”, diz voluntária que resgatou égua ferida, em Patos
Ao ver a reportagem do Patosonline.com exibida nesta quinta-feira, dia 21, dando conta de que um cavalo ferido estava agonizando com um ferimento na pata traseira que sangrava no casco, um grupo de protetores de animais entraram em ação para ajudar ao cavalo, que na verdade é uma égua, que vivia abandonada pelas ruas de Patos.
Em pleno feriado, a mobilização contou com diversas pessoas que fazem parte do movimento Adota Patos e com demais cidadãos sensíveis na causa para aliviar o sofrimento de animais que padecem devido ao descaso e abandono por parte de muita gente e, principalmente, dos poderes públicos do Município de Patos.
A voluntária Benigna Dantas, protetora de animais, disse que contou com a ajuda da veterinária Carla Rodrigues, da amiga Michele Nóbrega, além do médico veterinário e professor da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG-Patos), professor Dr. Júlio. Uma pessoa identificada por Júlio, que mora no Bairro São Sebastião, estava dando comida para a égua e disse que já não sabia mais o que fazer.
“A gente fica a cada dia mais indignada com tanto descaso com os animais. Nós fazemos esforços, gastamos dinheiro do nosso bolso, mas a cada dia a situação fica fora do controle devido à ausência do poder público que assiste ao problema de braços cruzados. Como pode uma cidade do porte de Patos não dispor nem ao menos de um Centro de Controle de Zoonoses? Está saindo do controle, pois são gatos, cães, cavalos, entre outros, que perambulam pelas ruas e sofrem”, comentou Benigna Dantas, do Adota Patos.
A égua foi resgatada e se encontra no Hospital Veterinário da UFCG/Patos onde passa por cuidados. De acordo com o professor Dr. Júlio, a égua terá a atenção necessária e se espera a recuperação para evitar o sacrifício. Dr. Júlio relatou que assim que a égua estiver tratada será colocada para adoção.
Por Jozivan Antero – Patosonline.com