Duque de Caxias deve perder 3 pontos por escalação irregular
Hoje surgiu a notícia no site Justiça Desportiva de que o Duque de Caxias foi denunciado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por ter escalado o meia Leandro Chaves de forma irregular na partida contra o Icasa, na 24ª rodada. O atleta deveria cumprir suspensão automática por 3 cartões amarelos, mas entrou em campo normalmente diante do time cearense. Dessa forma, foi enquadradado no Artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente), cuja pena é a perda de 3 pontos e multa de R$100 a R$100 mil.
Leandro Chaves começou a Série B atuando pelo Ipatinga, pelo qual fez 3 partidas (na 2ª, 3ª e 4ª rodadas). Na 3ª rodada, contra o São Caetano, foi punido com um cartão amarelo. Depois, Leandro foi contratado pelo Duque de Caxias carregando consigo esse cartão. Na 17ª rodada, diante do próprio Ipatinga, o jogador recebeu 2 amarelos e, consequentemente, um vermelho. Essa expulsão, porém, anula as 2 advertências recebidas na mesma partida. Na 20ª rodada, contra o Guaratinguetá, e na 23ª, contra o Paraná, Leandro recebeu cartões amarelos, que, somados ao que tinha levado ainda com a camisa do Ipatinga, completaram 3, o que configuraria uma suspensão automática para o jogo seguinte, no caso contra o Icasa, pela 24ª rodada. O atleta, porém, foi escalado e atuou, o que infringiu o Artigo 214.
Falamos com o Procurador do STJD, Paulo Schmidt, que confirmou a denúncia, mas alertou que ela se refere SOMENTE a este jogo contra o Icasa, no qual Leandro deveria ter cumprido suspensão, diferentemente do que está escrito no site do STJD. Na partida seguinte, contra o América-RN, o jogador também atuou, mas neste caso estava liberado. Portanto, o Duque de Caxias não corre riscos de perder mais do que 3 pontos, o que poderia comprometer até sua permanência na Série B.
De qualquer forma, confirmada esta punição, o time fluminense praticamente dá adeus às chances de briga por uma das vagas na Série A em 2011. A equipe passaria a ter 39 pontos e cairia para a 10ª posição. Procurado pela Revista da Série B, o Duque de Caxias, através de seu diretor executivo, José Reis, disse que o caso está entregue ao Departamento Jurídico do clube, que deve se pronunciar somente amanhã em relação à defesa. Segundo o site do STJD, o caso será julgado segunda-feira, dia 18/10, às 18h.
Só para constar, o Icasa não receberá os pontos do jogo, somente o Duque de Caxias que perde.
globoesporte.com