Assunção brilha e Verdão vence o Universitário
Com mais um gol de falta do volante Marcos Assunção, lembrando o ídolo alviverde "Chiqui" Arce, o Palmeiras venceu o Universitário de Sucre por 1 a 0, nesta quinta-feira, no Estádio Olímpico Pátria, na Bolívia. Com o resultado, o Verdão pode agora até empatar na próxima quarta-feira, no jogo de volta, na Arena Barueri, para avançar às quartas de final da Copa Sul-Americana.
O Palmeiras já teve problemas logo na escalação. Apesar da confirmação de Valdivia, que durante a semana chegou a ser dúvida por um incômodo muscular, o volante Edinho, o único do elenco palmeirense a conquistar a Copa Sul-Americana, foi vetado. Com dores musculares na coxa direita, o camisa 3 deu lugar a Pierre.
O Universitário de Sucre começou a partida impondo uma leve pressão na equipe do Palmeiras. A melhor chance aconteceu quando o volante Marcos Assunção deu um vacilo e a bola sobrou para o meia Julio Junco. Livre na área, ele tentou um passe para o atacante Roberto Galindo e acabou desperdiçando a oportunidade.
O Verdão, com o Kleber livre na pequena área dos bolivianos, também teve ótima chance abrir o placar. Entretanto, assim como o Universitário, o camisa 9 perdeu o gol ao cabecear por cima do travessão de Lampe. No entanto, alguns minutos depois, o atacante seria fundamental no gol do Verdão.
Após receber passe de Rivaldo, o Gladiador sofreu falta na entrada da área. O volante Marcos Assunção, aos 26 minutos, cobrou e acertou o ângulo do goleiro Lampe, marcando o seu 11º gol de falta na temporada - seis pelo Palmeiras e cinco pelo Grêmio Prudente -, lembrando o paraguaio "Chiqui" Arce, ídolo alviverde que foi um dos principais responsáveis pela conquista da Libertadores de 1999, também com Felipão no comando.
Depois do gol, o Universitário ameaçou iniciar outra pressão, mas o Verdão conseguiu segurar bem a bola. O time de Felipão ainda sofreu uma importante baixa. Com uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda, o meia Valdivia foi substituído por Lincoln ainda no primeiro tempo. Durante a semana, o Mago se queixava de dores no músculo da coxa direita e quase foi desfalque.
No segundo tempo, a equipe boliviana não conseguiu imprimir a mesma pressão nos primeiros minutos. Entretanto, a "La U" teve um momento de intensa movimentação na área palmeirense aos 21 minutos. Após cobrança de escanteio, Bejarano, de novo, cabeceou e a bola bateu na trave. No rebote, Aguirre aproveitou que Deola estava no chão e chutou, mas o meia Rivaldo se esticou e evitou o gol do Universitário.
Deola ainda salvou o Verdão de sofrer um gol em duas oportunidades. A principal delas na cobrança de falta do volante Sacha Lima. Entretanto, apesar da pressão, a 'La U' não conseguiu o empate.
O Palmeiras ainda teve um gol de Lincoln mal anulado. Após chute de Kleber, o camisa 11 marcou o gol no rebote do goleiro Lampe, mas o auxiliar marcou impedimento de forma equivocada e prejudicou o Alviverde, que agora só precisa de um empate em seus domínios para classificar-se na Copa Sul-Americana.
FICHA TÉCNICA:
UNIVERSITÁRIO DE SUCRE 0 X 1 PALMEIRAS
Estádio: Olímpico Pátria, em Sucre (BOL)
Data/hora: 14/10/2010 - 21h15 (de Brasília)
Árbitro: Victor Carrillo (Fifa-PER)
Auxiliares: César Escano (PER) e Jorge Yupanqui (PER)
Renda/público: Não disponíveis
Cartões amarelos: M. Aguirre, L. Liendo e Morales (UNI); Marcos Assunção, Tinga e Fabrício (PAL)
GOLS: Marcos Assunção, 26'/1ºT (0-1)
UNIVERSITÁRIO DE SUCRE: C. Lampe; O. Añes, M. Aguirre, T. Albarracín e M. Bejarano; L.Liendo, S. Lima, Julio Junco (Cirillo, 10'/2ºT) e Gallegos (Morales, 14'/2ºT) ; H. Fernandez (G. Vaca, 26'/2ºT) e R. Galindo. Técnico: Javier Vega.
PALMEIRAS: Deola, Márcio Araújo, Maurício Ramos (Leandro Amaro, 44'/2ºT), Danilo e Gabriel Silva; Pierre (Fabrício, 24'/2ºT), Marcos Assunção, Tinga, Rivaldo; Valdivia (Lincoln, 36'/1ºT) e Kleber. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Lancepress