Fluminense é campeão simbólico do primeiro turno e tenta terminar com tabú
Com a derrota do Corinthians para o Vasco, por 2 a 0, na última quarta-feira, o Fluminense se sagrou campeão simbólico do primeiro turno no Campeonato Brasileiro. Mas o Tricolor carioca precisa acabar com uma “zica” que tem assombrado os campeões do turno na Era dos pontos corridos.
Nos últimos dois anos, o clube que foi campeão do turno, amarelou na reta final e ficou sem a taça. Em 2008, o Grêmio arrebentou nos primeiros 19 jogos, mas no final o São Paulo cresceu e ficou com o título.
No ano passado a história se repetiu. O Internacional ficou na liderança ao final do primeiro turno. Enquanto isso, o Flamengo amargava a décima colocação. Mas o Rubro-negro carioca cresceu e ficou com o Hexa.
De fato não tem sido bom ser campeão do turno, mas historicamente ainda faz grande diferença ter uma campanha sólida nos primeiros 19 jogos. Em 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007 o campeão do turno levantou a taça do Brasileirão no final da temporada.
Atualmente, o Fluminense ocupa a vice-liderança com 52 pontos, dois a menos que o líder Cruzeiro e três a mais que o Corinthians, terceiro colocado.
futebol interior