Cidadãos se unem para tratamento de cadela que perambulava com várias doenças pelas ruas de Patos
Definhando aos poucos, rejeitada por muitos pela aparência, com fome e várias doenças. Assim era a vida da cadela conhecida por “Sarninha”. Ela ganhou o nome de Sarninha devido a ter contraído sarna negra, que afetou quase todo o seu corpo, deixando-a debilitada ao extremo. Através de ação do grupo de voluntários Adota Patos, a cadela está em tratamento no Centro Médico Veterinário Dr. Leonardo Torres.
Sarninha vem tendo tratamento para a sarna negra, além de doença do carrapato, lesões na vagina e um tumor na região dorsal. A captura da cadela aconteceu com muito cuidado, pois o animal estava arisco devido aos maus-tratos sofridos no dia a dia que a deixaram com medo do contato humano. Nesta quarta-feira, dia 15, a reportagem esteve no Centro Médico Veterinário Dr. Leonardo Torres para acompanhar a evolução do tratamento.
De acordo com Dr. Leonardo Torres, Sarninha tem reagido muito bem ao tratamento. A cadela já esboça reação de carinho como lamber a mão do médico, balançar o rabo e estar mais acessível aos cuidadores. “O nome Sarninha vem bem a calhar, pois ela tem sarna negra dos cães ou sarna demodécica, além de outras doenças. Deu positivo para doença do carrapato, que é chamada de erliquiose, a sarna. Ela tava com duas lesões, uma na vagina e outra na região dorsal. Fizemos a citologia e deu tumor venéreo transmissivo, que é um tipo de câncer que dá nos animais pelo cruzamento entre os animais, mas graças a Deus é um tumor que tem tratamento”, relata Dr. Leonardo.
O médico veterinário disse que em 30 dias a cadela estará com o tratamento completo. Ela será cirurgiada para evitar que fique prenhe, receberá todas as vacinas e começará uma campanha para que seja adotada. Dr. Leonardo disse que existe uma preocupação com relação aos animais de rua, pois na sua grande maioria eles não recebem as vacinas para evitar doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos.
Yasmim Thuanny, do movimento Adota Patos, disse que luta para que Sarninha fosse tratada começou com o desejo de uma das integrantes do movimento. “Valéria é uma das integrantes do nosso grupo e há dois anos ela alimentava Sarninha durante o percurso dela aqui próximo ao Canal do Frango. Ela sempre expressou esse desejo de resgatar e cuidar dela. Sendo que Sarninha é uma cadela muito arisca, por conta das doenças e o preconceito do pessoal que sentia nojo e colocava ela para correr”, comenta Yasmim que relata estar feliz pelo tratamento da cadela que estava muito debilitada.
Yasmim fez um pedido para que as pessoas não abandonem os animais e disse que os casos estão cada vez piores na cidade de Patos.
Por Jozivan Antero – Patosonline.com