Brasileiro dará 4 vagas à Libertadores-2011, mas clubes terão que torcer contra brasileiros na Sul-Americana
A Conmebol, que dirige o futebol na América do Sul, voltou atrás, sob uma condição, na decisão de tirar uma das vagas do Brasil na próxima Taça Libertadores após reunião realizada nesta segunda-feira, em Assunção.
A condição está ligada justamente à Copa Sul-Americana. Caso um time fora do Brasil conquiste o torneio, o Campeonato Brasileiro dará vaga aos quatro primeiros classificados. Caso contrário, a competição nacional só classificará os três primeiros. Isto porque o campeão da Sul-Americana terá assegurada um lugar na Libertadores.
Assim, se nem Palmeiras, Goiás, Avaí ou Atlético-MG for campeão da Sul-Americana, hoje estariam classificados para a Libertadores-2011 os times do Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e Atlético-PR, e mais Inter-RS (atual campeão) e Santos (campeão da Copa do Brasil).
A decisão de fazer o G-4 se classificar para o torneio aumenta a disputa no Brasileiro. O Atlético-PR ocupa hoje a sexta posição com 46 pontos, empatado com o Grêmio, que perde no critério de desempate (tem menos vitórias). Depois aparecem Botafogo (45), São Paulo e Palmeiras (44) e Vasco (41). Restam oito rodadas para o final do Brasileiro.
A confusão sobre as vagas começou quando em 22 de setembro a Conmebol anunciou que o título da competição continental deixaria de dar uma vaga extra ao país da equipe campeã. Isso afetou diretamente o Brasil, por causa da conquista do Internacional, sobre o Chivas, nesta temporada.
O pedido para revisão da regra que mudou o número de representantes brasileiros foi feito pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
Com Folhaonline