Clubes estudam denunciar o Bota-PB no STJD por possível irregularidade
Os presidentes de Remo e América-RN, André Cavalcante e Beto Santos, respectivamente, estão no Rio de Janeiro e estudam entrar com uma notícia de infração no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), denunciando uma possível irregularidade do Botafogo-PB na Série C do Brasileiro. Informações iniciais dão conta de que o volante Sapé, do clube paraibano, teria atuado de forma irregular na competição. Uma punição ao Belo afetaria a situação atual das equipes na sequência da Terceirona.
A denúncia parte do fato de que o contrato de Sapé teria sido assinado por um dirigente não credenciado à CBF, logo, seria ilegal. O documento não traria a assinatura do presidente e nem do vice-presidente do Botafogo, mas de uma outra pessoa, através de procuração. Em um rápido contato com a reportagem do GloboEsporte.com na manhã desta terça-feira, o presidente azulino, André Cavalcante, que é advogado e conhecido no futebol paraense por também atuar na área desportiva, afirmou que a acusação contra o Bota é plausível.
- Sim (a denúncia tem fundamento). Está sendo avaliado pelo corpo jurídico (de Remo e América-RN) a melhor forma de abordar o assunto no STJD – disse o mandatário máximo do clube paraense.
Caso Leão e Mecão entrem com a denúncia no STJD e o Botafogo seja considerado culpado em um julgamento futuro, os paraibanos perderiam 18 pontos - o dobro da pontuação conquistada pela equipe em jogos envolvendo o volante Sapé – e, automaticamente, seria rebaixado à Série D. Assim, o Remo ficaria com o quarto lugar do Grupo A da Série C e se classificaria ao mata-mata da fase seguinte, com o América evitando a queda para a Quarta Divisão
Por Gustavo Pêna
Globoesporte.com - Belém