Prefeitura de Patos e APPA intensificam atendimento às comunidades com a presença do Castramóvel
A Prefeitura de Patos em parceria com a Associação Protetora dos Animais de Patos (APPA), intensificará as ações do castramóvel a partir desta semana. O planejamento foi realizado durante uma reunião ocorrida na última sexta-feira, dia 14, com a presença de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, prefeitura e membros da APPA.
A castração visa promover um controle na população de cães e gatos e ainda impedir a proliferação de zoonoses.
Dilermano Dantas, médico veterinário da Secretaria Municipal de Saúde, disse que as ações do castramóvel serão retomadas graças ao apoio técnico que terá com a presença de outro médico veterinário, e à participação da APPA.
Segundo informou Dilermano, nesta quarta-feira (19), serão atendidos os animais da APPA. Já na quinta-feira, o bairro do Mutirão será contemplado com a presença do castramóvel para fazer consultas e pré operatório, com os animais da população.
"Nossa intenção é até o final do ano realizar o máximo de cirurgias possíveis. lembrando que neste primeiro momento as cirurgias serão feitas apenas com os cães e gatos machos. As fêmeas serão atendidas posteriormente", explicou.
O cronograma de atendimento aos bairros será montado de acordo com as indicações da APPA. As pessoas interessadas devem procurar a Associação Protetora dos Animais de Patos (APPA) e planejar o atendimento do castramóvel.
Mavignier Vieira, voluntária da APPA, disse que esse trabalho vai minimizar o sofrimento dos animais que se encontram em situação vulnerável.
"O castramóvel vem para solucionar parte do problema, e essa parte pra gente é tudo. Muita gente não adota animais adultos, porém, os animais castrados são mais susceptíveis de serem adotados, pois além de não procriarem, ainda serão mais resistentes a algumas doenças", mencionou Mavignier.
Atualmente a APPA cuida de uma média de 200 animais, ente cães e gatos. A participação dos membros no trabalho de atendimento às comunidade é de suma importância, uma vez que conhecem bem a realidade, e consequentemente sabem onde esses animais são mais numerosos.
Da Assessoria