Garis fazem cota solidária para ajudar ex-colega e decidem voltar as atividades na cidade de Patos
Nesta quarta-feira, dia 26, o Sindicato dos Trabalhadores na Limpeza Urbana do Estado da Paraíba (SINDLIMP-PB) reuniu os garis, coletores e motoristas da empresa Light, que presta serviço de coleta de lixo para a Prefeitura Municipal de Patos, para decidir sobre a paralisação iniciada na última terça-feira (25).
Por unanimidade, os trabalhadores decidiram acatar a proposta de dar o prazo até esta sexta-feira, dia 28, para que a empresa Light pague o vale-refeição para os garis e que repasse uma parcela para aos motoristas que estão com atraso de 180 dias. A negociação contou com a presença do prefeito interino da cidade de Patos, Lenildo Morais (PT).
Radamés Cândido, tesoureiro do SINDLIMP-PB, disse que os trabalhadores fizeram uma cota solidária entre os colegas para ajudar ao gari desempregado Carlos Alberto. A cota garantiu uma ajuda em alimentos e também uma quantia em dinheiro. Carlos Alberto foi demitido após mais de dois anos trabalhando para a Light e aguarda o recebimento dos seus direitos trabalhistas.
Em contato com a reportagem, o prefeito Lenildo Morais relatou que a Prefeitura Municipal de Patos estava devendo R$ 1.140.000,00 (Um Milhão Cento e Quarenta Mil Reais) devido ao não pagamento do contrato mensal de R$ 380.000,00. O prefeito interino disse que pagou uma parte dos recursos e está negociando o débito total para evitar problemas com a coleta e varrição de lixo na cidade.
Por Jozivan Antero – Patosonline.com