NO AR
Gerais

Campanha mundial pelo fim da violência contra as mulheres, realiza atividade em Patos

06/12/2016 às 13:12

O dia 6 de dezembro foi instituído no Brasil, pela lei nº 11.489/2007, como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data remete a um evento ocorrido em 1989, em Montreal, no Canadá, Marc Lepine, um jovem de 25 anos invadiu uma aula da Escola Politécnica. Ele ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres. O rapaz suicidou-se em seguida. Marc deixou uma carta justificando o ato: não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.

Na cidade de Patos-PB, a Prefeitura Municipal juntamente com a Delegacia da Mulher, Polícia Civil, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e Secretaria de Políticas Para as Mulheres, se engajou na Campanha do Laço Branco, que visa justamente reunir grupos de homens da sociedade civil e organizada, com a missão de promover a igualdade de gênero, relacionamentos saudáveis e uma nova visão de masculinidade. O laço branco foi adotado como símbolo e lema de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e de não fechar os olhos frente a essa violência, como ocorreu no Canadá. 

A solenidade de abertura da campanha aconteceu na manhã desta terça-feira (06), de fronte à Prefeitura de Patos, com a participação das entidades e órgãos já citados. 

Os representantes dos grupos e do poder público municipal distribuíram laços brancos com a população e ainda panfletos informativos com contatos de delegacias especializadas de atendimento à mulher – DEAM.

O prefeito Lenildo Morais esteve presente e ressaltou que o homem deve participar desse luta, pois é um novo tempo e a sociedade deve sempre evoluir neste sentido, de colocar um fim na violência contra qualquer ser humano, sobretudo contra as mulheres.

A delegada da mulher na cidade de Patos, Tâmara Lenina, disse as atividades da campanha seguem até o dia 10 em todo o país. Na cidade de Patos, ela informou que a mobilização segue com atividades no período da tarde de hoje, a partir das 16h00, com uma palestra no salão paroquial do bairro Bivar Olinto.

Nesta quarta, dia 07, para finalizar a programação, acontece no CRAS do São Sebastião, uma palestra alusiva ao tema da Não Violência Contra a Mulher.

Já á presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Joana Darc Barbosa, agradeceu a todos os envolvidos, e reafirmou a parceria junto á Delegacia da Mulher em buscar de combater a violência. 

Por último, o policial civil Carmelo Mandu, representou os demais policiais e disse que o principal foco é participar da mobilização que visa quebrar paradígmas, onde a participação do público masculino tem feito a diferença. 

 

Da Assessoria 

 

Mais mídias

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.