Médicos denunciam ausência de médico na área vermelha do Hospital Regional de Patos
Os médicos Zumira Lopes e Damião Lopes procuraram a reportagem da Rádio Espinharas na noite deste sábado (23), para denunciar a ausência de médico na área vermelha do Hospital Regional de Patos.
Segundo narrou a Dra. Zumira, o seu pai que tem 92 anos de idade, e está sofrendo com pneumonia e insuficiência respiratória chegou ao hospital por volta de 7 horas da manhã e não tinha médico para recebê-lo. Por volta das 8 horas o seu irmão Dr. Damião chegou ao hospital, e mesmo não sendo funcionário da instituição teve que fazer a prescrição médica já que não haviam feito.
A médica disse ainda que ao chegar ao hospital, por volta das 2 horas da tarde a Dra Claudete que é médica da UTI estava fazendo o internamento do seu pai que ainda não havia sido feito, e ao retornar para área vermelha não havia médico para acompanhá-lo.
Ela reforçou a sua denuncia dizendo que pelo fato dela ser médica, não pode fechar os olhos para o que está acontecendo, pois a área vermelha é para pacientes graves. “Do jeito que aconteceu com o meu pai pode acontecer com qualquer um de nós, e cadê o médico para dar assistência ao nosso paciente?”, questionou.
O médico Damião Lopes, irmão da Doutora Zumira, disse que ao chegar ao hospital por volta das 8 horas da manhã prescreveu todos os exames e que até o inicio da noite só haviam feito um raio-X.
Ele disse ainda que ao questionar sobre a falta de médicos no setor lhe disseram que havia um médico plantonista e caso algo ocorresse ele seria chamado, o que segundo o Dr. Damião é inviável. “Ora, se houver uma parada cardiorrespiratória, para chamar o médico da UTI vai demorar muito, então deveria ter um médico urgência plantonista na área vermelha do hospital, um setor de risco não pode ficar só com enfermeiros tem que ter médicos”, enfatizou.
A diretora do Hospital Regional, Dra. Paula Gouveia, esteve no hospital, porém não quis falar a imprensa sobre o assunto.
Mais informações sobre este caso no programa Revista da Semana e segunda no Espinharas Notícias.
Higo de Figueirêdo