Série B: Empates em clássicos, goleada do Bahia e tropeço da Lusa
São Paulo, SP, 23 (AFI) – Os dois clássicos que chamavam a atenção, neste sábado, pela 31.ª rodada do Campeonato Brasileiro da série B terminaram empatados. O Coritiba ficou no zero a zero com o Paraná, enquanto em Pernambuco, Sport e Náutico ficaram no 1 a 1. Na briga pelo acesso, destaque para o Bahia, que goleou o ASA, por 5 a 1, em Salvador, e deu outro passo para voltar à elite em 2011.
Na briga pelo G4, grupo de acesso, o Coritiba se mantém líder isolado, com 60 pontos, cinco pontos na frente de Figueirense e Bahia, ambos com 55 pontos. O time catarinense perdeu para o Icasa, por 3 a 1, em Juazeiro do Norte-CE, mas é vice-líder pelo saldo de gols: 24 a 17. O Bahia goleou o ASA, por 5 a 1, em Salvador. O América-MG, que sexta-feira perdeu para o Duque de Caxias, por 1 a 0, continua em quarto lugar, com 52 pontos.
Figueirense perde, Bahia goleia
No Ceará, o Icasa marcou com André Neles (2) e Junior Xuxa, enquanto Roberto Firmino diminuiu para o Figueirense. O time cearense está em 12.º lugar, com 40 pontos. Em Salvador, uma grande festa tricolor, na goleada do Bahia sobre o ASA, por 5 a 1, desfalcado de seus dois principais jogadores: os meias Ciel e Luiz Mário. Os gols baianos foram marcados por Ávine, Adriano (3) e Rodrigo Grahl, enquanto Clayton diminuiu para o ASA.
Quem poderia ter alcançado o Coelho era o Sport, desde que vencesse o rival Náutico, na Ilha do Retiro. O resultado deixou o Sport com 50 pontos, em quinto lugar, ainda na briga pelo acesso. O Náutico, tentando se recuperar, está com 38 pontos, em 15.º lugar. O Timbu saiu na frente com Bruno Meneghel, mas Romerito, de cabeça, empatou.
Lusa decepciona
A Portuguesa também perdeu a chance de encostar no G4 ao perder para o América-RN, por 2 a 1, de virada, dentro do Canindé, em São Paulo. A Lusa continua com 46 pontos, em sexto lugar. O time sofre pelo erro do presidente Manuel da Lupa em manter o ex-técnico Vadão por tanto tempo no cargo.
O América-RN deixou, provisoriamente, a lanterna, chegou aos 32 pontos, em 18.º lugar, mas ainda dentro da zona de rebaixamento. Zé Carlos, de pênalti, fez para a Lusa, mas Rone Dias e Wanderson Cafu viraram o placar.
Início e fim
A rodada começou sexta-feira com três jogos. Na luta contra o descenso o Santo André venceu a Ponte Preta, por 2 a 0, tirando o sonho da Macaca em brigar pelo acesso. O Duque de Caxias segurou o América-MG, vencendo por 1 a 0. Em baixa, Guaratinguetá e São Caetano ficaram no 1 a 1.
A noite aconteceram dois jogos, com vitórias dos mandantes. Em Goiânia, no Estádio Serra Dourada, o Vila Nova enfiou 4 a 0 no Brasiliense, agora lanterninha, com 31 pontos. O time goiano, com 38 pontos, é o 15.º colocado. Os gols foram marcados por Deda (contra), Roni (2) e Davi.
Em Ipatinga, o time do mesmo nome venceu o Bragantino, por 2 a 1, com gols de Alessandro, um de pênalti e outro de cabeça - Éder diminuiu para o time paulista. Alessandro é o artilheiro da Série B, com 17 gols, um a mais do que Ciro, do Sport. O time mineiro ainda está na zona do rebaixamento, em 17.º lugar, com 33 pontos, enquanto o Bragantino, com 40 pontos, ocupa a 14.ª posição.
Confira os resultados e jogos da 31.ª rodada:
Sexta-feira
Santo André 2 x 0 Ponte Preta
Duque de Caxias 1 x 0 América-MG
Guaratinguetá 0 x 0 São Caetano
Sábado
Coritiba 0 x 0 Paraná
Portuguesa 1 x 2 América-RN
Icasa 3 x 1 Figueirense
Sport 1 x 1 Náutico
Bahia 5 x 1 ASA
Vila Nova 4 x 0 Brasiliense
Ipatinga 2 x 1 Bragantino