Assoreamento do Rio Espinharas preocupa e Secretaria de Meio Ambiente faz estudo para evitar problemas durante período chuvoso
O novo secretário municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Patos, Natercio Alves de Lima, concedeu entrevista recente à imprensa local e na oportunidade disse que uma das primeiras medidas a frente da pasta foi elencar os problemas que devem ser atacados de forma mais rápida.
De acordo com sua análise, o que chamou mais a atenção é que existe uma obstrução do leito do Rio Espinharas ocasionado por vegetação de plantas típicas do semiárido, principalmente a algaroba.
“Imediatamente fizemos a solicitação dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, para que elaborem um relatório a partir de algumas visitas ao rio e com base na observação de fotografias. Os engenheiros florestais farão esse relatório, e logo em seguida iremos informar o resultado à Defesa Civil. Queremos ver que tipo de impacto isso pode causar, e como faremos a limpeza do leito deste rio, evitando problemas ocasionados pelas primeiras enchentes do período chuvoso que se aproxima”, explicou.
Indagado sobre a possibilidade da atual gestão municipal encabeçar um projeto de revitalização do Rio Espinharas, o secretário informou que o prefeito Dinaldo Wanderley Filho tem uma preocupação neste sentido, e os estudos técnicos darão mais respaldo para que se elabore esse processo de revitalização.
Mais detalhes na entrevista que segue.
Do Patosonline.com
Sonora e fotos cedida por Higo de Figueirêdo - Rádio Espinharas